Que saberes indígenas na escola? Etnomatemática e numeramento na formação de professores indígenas
Palavras-chave:
Currículo. Escola Indígena. Circulação de saberes. Práticas matemáticasResumo
O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre a circulação de saberes e práticas matemáticas no trabalho com a formação de professores indígenas, que atuam no processo de alfabetização de crianças nas escolas indígenas. Estas reflexões são fruto das experiências e conhecimentos partilhados no processo de formação que vem acontecendo no âmbito do programa Saberes Indígenas na Escola, na rede constituída nos Territórios Etnoeducacionais em Mato Grosso do Sul. Esse programa é uma proposta da SECADI-MEC, que tem como objetivo promover a formação continuada de professores que atuam como alfabetizadores nas escolas indígenas. Analisamos diferentes produções, como relatos orais e escritos, apresentados por professores indígenas, nas oficinas entre 2014 e 2015. As análises propiciaram compreensão e problematização a respeito da etnomatemática, do currículo da escola indígena, da necessidade de produzir materiais na língua indígena na perspectiva do letramento e numeramento, e de quais saberes indígenas estão ou devem estar na escola.