Que saberes indígenas na escola? Etnomatemática e numeramento na formação de professores indígenas

Autores

  • Maria Oliveira faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados FAIND-UFGD
  • Jackeline Rodrigues Mendes FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE CAMPINAS-UNICAMP

Palavras-chave:

Currículo. Escola Indígena. Circulação de saberes. Práticas matemáticas

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar reflexões sobre a circulação de saberes e práticas matemáticas no trabalho com a formação de professores indígenas, que atuam no processo de alfabetização de crianças nas escolas indígenas. Estas reflexões são fruto das experiências e conhecimentos partilhados no processo de formação que vem acontecendo no âmbito do programa Saberes Indígenas na Escola, na rede constituída nos Territórios Etnoeducacionais em Mato Grosso do Sul. Esse programa é uma proposta da SECADI-MEC, que tem como objetivo promover a formação continuada de professores que atuam como alfabetizadores nas escolas indígenas. Analisamos diferentes produções, como relatos orais e escritos, apresentados por professores indígenas, nas oficinas entre 2014 e 2015. As análises propiciaram compreensão e problematização a respeito da etnomatemática, do currículo da escola indígena, da necessidade de produzir materiais na língua indígena na perspectiva do letramento e numeramento, e de quais saberes indígenas estão ou devem estar na escola.

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Biografia do Autor

Maria Oliveira, faculdade Intercultural Indígena da Universidade Federal da Grande Dourados FAIND-UFGD

 

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999), especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal da Grande Dourados (2006). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Doutoranda no programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo FE/USP, linha de Ensino de Ciências e Matemática (2015-2019). Professora do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Faculdade Intercultural Indígena- FAIND da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Jackeline Rodrigues Mendes, FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE CAMPINAS-UNICAMP

Doutora em Linguística Aplicada, pelo IEL -Unicamp; professora da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas-FE/UNICAMP

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Oliveira, M., & Mendes, J. R. (2018). Que saberes indígenas na escola? Etnomatemática e numeramento na formação de professores indígenas. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 184-197. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1364

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática