Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações

Autores

  • Geraldo Aparecido Polegatti Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino, Etnomatemática, Mestrado Profissional, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo Aparecido Polegatti, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação de Licenciatura Plena em Matemática e Desenho Geométrico pela Universidade Estadual de Londrina (1996) e Especialização em Linguagem e Educação pela Associação Vilhenense de Educação e Cultura (2004). É Mestre em Ciências pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atuou como professor nível 3 do Governo do Estado de Rondônia no Ensino Médio de fevereiro de 1998 a dezembro de 2010. Tem experiência na área de Ciências Exatas, com ênfase em Matemática, Física, Estatística e Desenho Geométrico. Atualmente é professor efetivo de Matemática, onde desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Educação Maremática, Etnomatemática, o Pensamento Matemático Avançado com ênfase em Análise Real. Está cursando desde março de 2017 o doutorado no Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Londrina, onde é membro do Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático - GEPPMat.

Angela Marta Pereira das Dores Savioli, Universidade Estadual de Londrina

Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2000). Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, com experiência na área de Matemática, ênfase em Álgebra Não Comutativa, e em Educação Matemática, com ênfase em Ensino Superior e Pensamento Matemático. Está na coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL - PECEM e do GEPPMat - Grupo de Estudo e Pesquisa do Pensamento Matemático - UEL.

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Polegatti, G. A., & Savioli, A. M. P. das D. (2018). Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 59-74. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática