Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
Palavras-chave:
Educação Matemática, Ensino, Etnomatemática, Mestrado Profissional, Formação de ProfessoresResumo
Este trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas.