Práticas sociais e matemática em escolas ribeirinhas: uma análise discursiva
Resumo
Este artigo é parte da pesquisa “Atividades socioculturais em comunidades ribeirinhas do arquipélago belenense”, apresenta a análise do discurso dos sujeitos da pesquisa, ribeirinhos da ilha de Cotijuba, Belém, Pará, Brasil, em relação ao processo de ensino/aprendizagem da matemática escolar, considerando o contexto sociocultural. Com aporte teórico na Etnomatemática, evidenciam-se múltiplas relações entre ensino e aprendizagem da matemática e problemas relacionados às questões socioeconômicas da comunidade. A metodologia centrou-se na observação e na entrevista semiestruturada, em diálogos com moradores, professor e estudantes de uma escola de Cotijuba. A análise do discurso, na perspectiva da semiótica discursiva, com o intuito de se construir “cenário para investigação” das práticas sociais e suas relações com o ensino da matemática, considerando-se a cultura ribeirinha em seus múltiplos aspectos. Observou-se a potencialidade pedagógica do processo de ensino/aprendizagem de matemática em interconexão com outras áreas dos saberes da tradição considerando as práticas sociais da comunidade.