Práticas sociais e matemática em escolas ribeirinhas: uma análise discursiva

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa “Atividades socioculturais em comunidades ribeirinhas do arquipélago belenense”, apresenta a análise do discurso dos sujeitos da pesquisa, ribeirinhos da ilha de Cotijuba, Belém, Pará, Brasil, em relação ao processo de ensino/aprendizagem da matemática escolar, considerando o contexto sociocultural. Com aporte teórico na Etnomatemática, evidenciam-se múltiplas relações entre ensino e aprendizagem da matemática e problemas relacionados às questões socioeconômicas da comunidade. A metodologia centrou-se na observação e na entrevista semiestruturada, em diálogos com moradores, professor e estudantes de uma escola de Cotijuba. A análise do discurso, na perspectiva da semiótica discursiva, com o intuito de se construir “cenário para investigação” das práticas sociais e suas relações com o ensino da matemática, considerando-se a cultura ribeirinha em seus múltiplos aspectos. Observou-se a potencialidade pedagógica do processo de ensino/aprendizagem de matemática em interconexão com outras áreas dos saberes da tradição considerando as práticas sociais da comunidade.

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Publicado

2018-12-25

Como Citar

Práticas sociais e matemática em escolas ribeirinhas: uma análise discursiva. (2018). Educação Matemática Em Revista, 23(60), 413-428. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1370

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática