Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA

Autores

  • Anderson Henrique Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Resumo

O presente trabalho aborda os artefatos culturais produzidos na comunidade quilombola Jamary dos Pretos, localizada no município Turiaçu-MA, na perspectiva da Etnomatemática. Nesse sentido, busca-se reconhecer, por meio das diversas atividades realizadas na agricultura, na pecuária e na produção de artefatos, as relações que podem ser estabelecidas para o ensino de unidades de medidas e formas geométricas a partir de elementos culturais do Quilombo Jamary dos Pretos. O estudo tem por objetivo apontar elementos da cultura local que possam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. As informações foram coletadas através de entrevistas não estruturadas, observações, leituras bibliográficas, fotografias e vídeos. Almeja-se que esta pesquisa venha contribuir para um ensino que valorize a cultura local como ente formador dos educandos, ao mesmo tempo em que dialoga com o conhecimento sistematizado da academia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Henrique Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2011).Mestrado Profissional em Matemática em Rede(PROFMAT) (2014). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Barros, A. H. (2018). Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 198-209. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365

Edição

Seção

Múltiplas vozes em Etnomatemática