Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA

Autores/as

  • Anderson Henrique Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Resumen

O presente trabalho aborda os artefatos culturais produzidos na comunidade quilombola Jamary dos Pretos, localizada no município Turiaçu-MA, na perspectiva da Etnomatemática. Nesse sentido, busca-se reconhecer, por meio das diversas atividades realizadas na agricultura, na pecuária e na produção de artefatos, as relações que podem ser estabelecidas para o ensino de unidades de medidas e formas geométricas a partir de elementos culturais do Quilombo Jamary dos Pretos. O estudo tem por objetivo apontar elementos da cultura local que possam ser considerados no processo de ensino e aprendizagem nas escolas. As informações foram coletadas através de entrevistas não estruturadas, observações, leituras bibliográficas, fotografias e vídeos. Almeja-se que esta pesquisa venha contribuir para um ensino que valorize a cultura local como ente formador dos educandos, ao mesmo tempo em que dialoga com o conhecimento sistematizado da academia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Henrique Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2011).Mestrado Profissional em Matemática em Rede(PROFMAT) (2014). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2018-12-23

Cómo citar

Barros, A. H. (2018). Artefatos culturais quilombolas: um estudo da Etnomatemática na comunidade quilombola Jamary dos Pretos-MA. Educação Matemática Em Revista, 23(60), 198-209. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1365

Número

Sección

Múltiplas vozes em Etnomatemática