Carta aberta do GT12 à sociedade brasileira

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

O Grupo de Trabalho Educação Estatística – GT12 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, considerando que o bem mais precioso é a vida e que todos temos o dever de cuidar dela, vem por meio desta enaltecer a contribuição da Ciência, da Matemática e da Estatística na sua preservação. Como educadores e pesquisadores, formadores de professores e de estudantes, enfatizamos a importância de combater a disseminação da desinformação, de forma a auxiliar a população a entender a situação de emergência sanitária que vivemos. A desinformação promove o agravamento da pandemia da COVID-19, colapsando o sistema de saúde, como a falta de oxigênio em Manaus, e que pode se alastrar em diversas partes do Brasil.

Neste sentido, ressaltamos a contribuição do conhecimento científico para a compreensão da gravidade da disseminação do vírus e para a eficácia das medidas de distanciamento físico, uso de máscara e da vacina, assim como a importância das instituições públicas como ANVISA, FIOCRUZ e Instituto Butantan, que apresentaram uma riqueza de informações envolvendo a produção e aprovação de vacinas, com detalhamento das técnicas estatísticas que sustentam a tomada de decisão. No dia 17 de janeiro de 2021, a população brasileira teve a oportunidade de ser esclarecida sobre a efetividade de vacinas, diferentes desenhos de estudos para o mesmo objetivo de comprovar sua efetividade-segurança e a importância de um grupo placebo nessas pesquisas. As vacinas contra a COVID-19 foram submetidas a rigorosas análises para que pudessem ser disponibilizadas para a população brasileira, a qual pode perceber que decisões sobre recomendações de políticas públicas de interesse nacional, são tomadas seguindo rigoroso método científico, com o apoio fundamental da Estatística. Desta forma, fica evidente o papel da Estatística em subsidiar o planejamento e a realização das ações do poder público que possam diminuir o sofrimento dos mais vulneráveis à COVID-19.

Apesar da aprovação do uso emergencial de vacinas contra a COVID-19, ainda temos um longo caminho pela frente, pela falta de insumos para a produção brasileira. Nesse sentido, fazemos um apelo a cada cidadã e cada cidadão, quaisquer que sejam suas crenças religiosas, raça, etnia, posicionamento político, condição econômica, para que não se torne um vetor de propagação do vírus, adotando e divulgando medidas efetivas e simples tais como: usar máscara, manter distância física das pessoas com quem não coabita, não promover nem participar de festas, colaborar para o esclarecimento sobre a necessidade e importância da vacinação. Que todos e todas possam pensar em seus pais, avós, profissionais da saúde, que exaurem suas forças no enfrentamento da pandemia.

Seja humano, torne-se humano...

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.