Histórico SIPEM
Criação do SIPEM
Desde há muito, observava-se que os ENEMs - Encontros Nacionais de Educação Matemática, embora cumprissem o papel fundamental de divulgar entre os membros da comunidade de educadores matemáticos as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas Universidades, não ofereciam espaço suficiente para a discussão mais aprofundada entre os pesquisadores. Num evento com as características e com a abrangência do ENEM, nem sempre era possível realizar discussões dessa natureza pelo fato de o Encontro destinar-se a um público heterogêneo e com outras expectativas. Por outro lado, os grupos de pesquisa organizados nas diferentes IES brasileiras identificavam a necessidade de um intercâmbio maior com pesquisadores de outros países, não só para avaliar nossa produção em termos internacionais, mas também para gerar a possibilidade de formação de parcerias em projetos e/ou de grupos de estudos e pesquisas de caráter mais abrangente, tanto nacional como internacionalmente. O SIPEM mostra-se, assim, uma das atividades mais importantes da SBEM ao possibilitar que a produção brasileira seja mais conhecida.
Finalidades do SIPEM
Esse Seminário tem como finalidade promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas na área da Educação Matemática. Ele pretende, dessa forma, divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que a elas se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas em diferentes instituições. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros o que possibilita o avanço das pesquisas em educação matemática em nosso país.
Assim, são objetivos do SIPEM:
- Promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas cujo tema é a educação Matemática;
- Divulgar as pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática;
- Promover o encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas na atualidade;
- Propiciar a formação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores brasileiros e estrangeiros;
- Possibilitar o avanço das pesquisas em Educação Matemática.
I SIPEM
Em seu número 11, de dezembro de 2001, a Educação Matemática em Revista, periódico da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, publicou uma breve síntese do I SIPEM. Durante quatro dias do mês de novembro de 2000, 124 pesquisadores em Educação Matemática reuniram-se em Serra Negra, SP. O Seminário era um projeto da Sociedade de construir um espaço diferenciado para o encontro de pesquisadores de todo o país, e também do exterior, para a troca de experiências sobre as investigações no campo da Educação Matemática.
Foi possível, com a realização do I SIPEM, que se estruturassem, em nível nacional, diferentes grupos de pesquisa na área. Ficaram, a partir desse evento, organizados 12 grupos de trabalho. Esses grupos caracterizaram-se por tratar da Educação Matemática desde os seus níveis mais elementares até o ensino superior. Além deles, constituíram-se grupos que abordam os aspectos históricos da área, da formação de professores, linguísticos, de educação a distância e novas tecnologias para o ensino e de avaliação em Educação Matemática.
O I SIPEM também mostrou o quão profícuos foram os debates que tiveram origem em mesas redondas que contaram, também, com a participação de pesquisadores internacionais. Destacaram-se as seguintes palestras: "A investigação sobre o professor de Matemática: problemas e perspectivas" com a participação do professor João Pedro da Ponte, do Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; "Desafios da Educação Matemática no ano 2000" que foi coordenada pelo professor Ubiratan D´Ambrosio; "O conceito da multiplicação: um obstáculo epistemológico” palestra proferida pelo professor Gert Schubring, da Universidade de Bielefeld, Alemanha; e, ainda, a realizada pelo professor Rafael Nuñez, da Universidade de Freiburg e Universidade da Califórnia, que abordou o assunto "O que a ciência cognitiva corpórea pode dizer sobre a natureza humana da matemática".
A avaliação do evento, expressa no artigo "E o I Seminário de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM - realizou-se..." considerou que "o sucesso do encontro foi evidente e a efetiva constituição dos grupos de trabalho expressa-se no espaço que foi ‘conquistado’ no VII ENEM”. O grande entusiasmo de seus membros levou-os a propor a realização do SIPEM a cada três anos" (p.9).
II SIPEM
Reunidos durante quatro dias em Santos, SP, mais de 300 participantes inscritos debateram, internamente em seus grupos de trabalho e através de três mesas redondas e de duas plenárias, os mais diferentes temas relativos ao estágio atual das pesquisas no campo da Educação Matemática.
Foram selecionados, para o II SIPEM, 162 trabalhos. Sendo 143 comunicações orais e 19 pôsteres. A participação, em termos de número de pesquisas selecionadas, de cada GT- Grupo de Trabalho foi a seguinte:
Grupo de Trabalho |
Pesquisas |
||
Selecionadas |
Apresentadas |
Observação |
|
GT1- Educação Matemática nas séries iniciais. |
16 |
15 |
|
GT2-3 Educação Matemática nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. |
23 |
11 |
10 trabalhos e 13 pôsteres. |
GT4- Educação Matemática no ensino superior. |
14 |
13 |
|
GT5- História da Matemática e Cultura. |
19 |
19 |
|
GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação à distância. |
13 |
11 |
|
GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática. |
29 |
29 |
23 trabalhos e 6 pôsteres. |
GT8- Avaliação em Educação Matemática. |
10 |
10 |
|
GT9 - Processos cognitivos e lingüísticos em Educação Matemática. |
11 |
11 |
|
GT10 - Modelagem Matemática. |
9 |
9 |
|
GT11- Filosofia da Educação Matemática. |
10 |
10 |
|
GT12 - Ensino de probabilidade e estatística. |
8 |
8 |
|
TOTAIS |
162 |
156 |
O II SIPEM privilegiou como objetivos a promoção do intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam às pesquisas cujo tema é a Educação Matemática; a divulgação das pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática; a promoção do encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes meios de conhecer as investigações que estavam sendo realizadas por eles naquele momento; e a consolidação de grupos integrados de pesquisas que congregavam pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
A Comissão Organizadora do II SIPEM realizou uma sondagem com todos os grupos de pesquisa constituídos no primeiro Seminário para decidir sobre a escolha de quem seriam os convidados estrangeiros a participarem do evento. Os pesquisadores que tiveram um maior número de votos foram contatados e atenderam prontamente ao convite da Sociedade. Assim, foi possível programar a realização de três mesas redondas com pesquisadores vindos de Portugal, Israel, Inglaterra e Chile. As mesas, detalhadas no Livro de Resumos do Seminário, representaram um momento fundamental do II SIPEM pelo nível dos trabalhos, que trataram de temas de alta relevância para a área, e pelo debate fomentado pelas apresentações, ocasião que reuniu todos participantes dos diferentes GTs. Foi possível, ainda, a publicação integral, nos Anais do II SIPEM, de quatro dos seis textos que subsidiaram a realização das mesas.