GT14 - Didática da Matemática
COORDENADORA
José Luiz Cavalcante - UEPB
VICE-COORDENADORA
Mariana Moran - UEM
EMENTA
O GT Didática da Matemática tem por objetivo fomentar o desenvolvimento, o debate científico e a divulgação de investigações sobre fenômenos didáticos, nas quais a problematização dos objetos de saber em jogo é um elemento central. Contempla essa dimensão o arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, da Teoria Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras. O grupo pretende discutir pesquisas realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis (da educação infantil ao ensino superior) e modalidades de ensino (inclusive a educação de jovens e adultos, a educação a distância e o ensino técnico e tecnológico), bem como estudos sobre a prática docente e a formação de professores de Matemática, sob a ótica dos fenômenos didáticos. Também estão incluídas entre as temáticas de interesse desse grupo de trabalho o lugar e o papel dos recursos (aí incluídos livros didáticos, jogos, materiais manipulativos e tecnologias digitais entre outros) em processos de ensino e aprendizagem de Matemática. As pesquisas a serem debatidas nesse GT podem tratar de questões cognitivas e linguísticas, desde que em diálogo com a problematização dos objetos de saber em foco, e dizem respeito aos mais diversos conteúdos matemáticos, bem como a suas interrelações com saberes de outros campos do conhecimento.
MEMBROS
Afonso Henriques - Univerisidade Estadual de Santa Cruz
Alan Gustavo Ferreira - Universidade Federal de Pernambuco
Alcione Cappelin - Centro universitário de Pato Branco/ Rede Alfa de Ensino
Alexandre Luis de Souza Barros - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Anderson Souza Neves - Universidade Federal da Bahia
Andreza Santana da Silva - Universidade Federal de Pernambuco
Anete Otília Cardoso de Santana Cruz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Antonio Sales - UNIDERP-Anhanguera e UEMS
Bartira Fernandes Teixeira - Universidade Federal da Bahia
Camila de Oliveira da Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cecilia Manoella Carvalho Almeida - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Celso Eduardo Brito - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Celia Finck Brandt - Universidade Estadual de Ponta Grossa
Cintia Melo dos Santos Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Claudete Cargnin - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Danielly Regina Kaspary dos Anjos - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Daniela Batista Santos
Danilo dos Santos Christo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Edelweis José Tavares Barbosa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Edmo Fernandes Carvalho - Universidade Federal do Oeste da Bahia
Elisângela Bastos de Mélo Espindola - Universidade Federal Rural de Pernambuco
Fernando Emílio Leite de Ameida - Instituto Federal do Ceará
Franck Bellemain - Universidade Federal de Pernambuco
Franklin Fernando Ferreira Pachêco - Universidade Federal de Pernambuco
Gerson Silva Barbosa - Secretaria da Educação - SEC/BA
Italândia Ferreira de Azevedo - SEDUC-CE
Jailson Cavalcante de Araújo - Universidade Federal de Pernambuco
Janielly Taila dos Santos Verbisck - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Jany Santos Souza Goulart - Universidade Estadual de Feira de Santana / Universidade Federal da Bahia
Jéssica Cravo Santos Bernardino - Secretaria de Estado da Educação de Sergipe
José Carlos de Souza Pereira - Secretaria de Educação do Estado do Pará
José Luiz Cavalcante - Universidade Estadual da Paraíba
José Luiz Magalhães de Freitas - UNIDERP/ UFMS
José Messildo Viana Nunes - Universidade Federal do Pará
Katiane de Moraes Rocha Grupo de estudos em Didática da Matemática (DDmat - UFMS)
Katy Wellen Meneses Leão - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
Kleber Ramos Gonçalves - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Leonardo Bernardo de Morais - Universidade Federal de Pernambuco
Luani Griggio - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Lúcia de Fátima Durão Ferreira - Universidade Federal de Pernambuco
Luciana Del Castanhel Peron da Silva - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Ludiér Mariano Rosa - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Luiz Marcio Santos Farias - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Márcia Azevedo Campos - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Maria José Ferreira da Silva - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Mariana Moran - Universidade Estadual de Maringá
Marilena Bittar - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Marilene Rosa dos Santos - Universidade de Pernambuco
Maritza Luna Valenzuela - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Marli Schmitt Zanella - Universidade Estadual de Maringá
Marluce Alves dos Santos - Universidade do Estado da Bahia
Osnildo Andrade Carvalho - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Paula Moreira Baltar Bellemain - Universidade Federal de Pernambuco
Raimundo Luna Neres Universidade Federal do Maranhão e Universidade CEUMA
Raquel Soares do Rego Ferreira - Universidade Federal do Pará
Renan Gustavo Araujo de Lima - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Rita Cinéia Meneses Silva - Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Rochelande Felipe Rodrigues - Universidade Federal do Cariri
Rosane Corsini Silva - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Rosinalda Aurora de Melo Teles - Universidade Federal de Pernambuco
Saddo Ag Almouloud - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Sueli dos Prazeres Santos - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia da Bahia
Tatiani Garcia Neves - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Teodora Pinheiro Figueroa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Veridiana Rezende - Universidade Estadual do Paraná