Diálogo sobre o Plano de Estudo Tutorado da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial (FREIRE, 1980, p.42).
A diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - regional Minas Gerais, inspirada pelas palavras de Freire (1980), no que se refere à importância do diálogo, vem tornar público um documento que apresenta uma análise crítica sobre o material "Plano de Estudo Tutorado da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais", proposto para os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio na modalidade regular. Esse documento foi elaborado, coletivamente, por três professoras de Matemática da Educação Básica da referida rede de ensino.
A intenção deste diálogo, tal como o próprio documento aponta em suas considerações finais é salientar que as medidas propostas para minimizar os efeitos negativos do ensino remoto, necessitam de um amplo debate entre os pares e com as demais instituições de ensino comprometidas com a educação pública, formando uma rede de diálogos que viabilize o planejamento de ações para a melhoria da qualidade de ensino da rede pública estadual neste momento atípico.
Nesse sentido, a SBEM-MG abre possibilidades para esse novo diálogo com seus sócios e sócias, professores e professoras da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais.
Diretoria da SBEM-MG
Ituiutaba, 13 de agosto de 2020.