Nota de Repúdio

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

O Golpe Militar que tomou conta do País a partir de primeiro de abril de 1964 derrubou o então Presidente eleito legitimamente, João Goulart; fechou o Congresso Nacional; suspendeu as garantias constitucionais; prendeu, torturou e cassou quem era apontado arbitrariamente como opositor do Regime Militar. Esse processo deixou um rastro de mortos e desaparecidos, que durou até 1985.

No dia 25 de fevereiro de 2020, o atual Presidente da República, em manifestações semelhantes àquelas de 1964, postou um vídeo em sua rede social convocando seus apoiadores para manifestações “em defesa do Governo” e, como expresso pela mídia, "contra o Congresso Nacional e o STF". Diante de grave fato em atacar a soberania popular brasileira, arquitetado nas sombras do mais alto poder do País, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) conclama aos seus sócios e sócias a repudiarem as declarações do Presidente da República que ferem e atacam a democracia e a nossa Constituição Federal.

Por essa razão, nossa Sociedade vem a público manifestar o seu compromisso com a democracia, a defesa dos princípios democráticos, o respeito e à identidade entre os Poderes e da educação pública, gratuita e socialmente referendada, repudiando toda e qualquer ação que represente retrocesso. Esse nosso Repúdio vem somar forças a outros em circulação como, por exemplo, o da Associação de Docentes da UFRRJ, elaborado pelo Prof. Leandro Araujo (Demat/ICE/UFRRJ).

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.