Revistas lançam chamadas para números de Educação Matemática

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2017-08-15 15:15:46

Diversos periódicos estão com chamas para números temáticos de Educação Matemática. Veja a lista:

International Journal for Research in Mathematics Education

The International Journal for Research in Mathematics Education – RIPEM –
invites papers for its thematic issue about Education of teachers for the teaching of mathematics in the 21st century, to be published in late 2017. This special issue is a joint edition of SBEM and SPIEM – Portuguese Society of Research in Mathematics Education that targets research addressing
mathematics teacher education for those who teach mathematics at any students’ levels, taking into consideration the characteristics, possibilities and challenges of the 21st century. Read more.

Journal for Research in Mathematics Education

A SBEM está como responsável pela produção de um número temático do Journal for Research in Mathematics Education (JRM) sobre justiça social,
equidade, igualdade e Educação Matemática. O número especial é uma parceria com o National Council of Teachers of Mathematics (NCTM) dos
Estados Unidos. Veja a chamada na íntegra.

Revista da SBEM-SP

A Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional SãoPaulo – está com chamada aberta para o dossiê temático intitulado “A
contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre”, organizado pelos professores Dr. Sergio Lorenzato e Ms.Rosana Prado Biani. Submissões até o dia 30 de novembro de 2017. Saiba mais.

Zetetiké

No âmbito da promoção da educação escolar nos contextos das populações indígenas são vários os estudos e pesquisas que vêm se dedicando às
discussões sobre o campo da Educação Matemática nesses cenários. A proposta do volume pretende reunir estudos que problematizem questões
relacionadas à diversidade cultural e linguística que constituem esses cenários bem como as discussões em torno da interculturalidade, da decolonialidade do saber, dos processos educativos e saberes em práticas culturais de comunidades indígenas e a educação matemática nos diferentes contextos de educação escolar indígena. O prazo final para o envio dos textos é 01 de outubro de 2017 e a publicação deste número está prevista para o primeiro quadrimestre de 2018. Veja a chamada.

Revista Alexandria

O número temático da Revista Alexandria, intitulado “Ficção e Educação Matemática”, tem como propósito fomentar a discussão acadêmica no campo
da Educação Matemática a partir de publicações que levem em conta estudos sobre a ficção como movimento de análise nas pesquisas em Educação
Matemática. O prazo de submissão de proposta é até 01 de outubro de 2017. Saiba mais.

Revista Educação Matemática em Foco

O periódico está recebendo, até dezembro de 2017, artigos para o número Temático referente à História da Educação Matemática. O Editor convidado é o Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, da UNIFESP. O volume será publicado em março de 2018. Saiba mais.

Revista de Ensino de Ciências e Matemática

A REnCiMa, publicação eletrônica trimestral do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, está
com chamada aberta ára publicação de uma edição especial em Educação Estatística. Os textos submetidos devem seguir o modelo disponível no site do periódico, mas devem ser enviados para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 03 de novembro de 2017.

Boletim online de Educação Matemática

A revista lançará o dossiê temático “Produtos Educacionais e Educação Matemática”. De acordo com a Capes, o Mestrado Profissional (MP) é uma
modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de
técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Nesse sentido, os Mestrados Profissionais no Brasil têm
gerado um grande número de dissertações e produtos educacionais que podem ser utilizados no ensino de Matemática, auxiliando a aprendizagem
matemática, com a apresentação de novas metodologias de ensino com atividades apresentadas nos Produtos Educacionais. O prazo para submissão
de originais é de 04/08/2017 a 31/01/2018, sem possibilidade de prorrogação. Os textos devem ser submetidos diretamente, na plataforma do BoEM.

Boletim Labem

O Boletim do Laboratório de Educação Matemática é uma publicação periódica eletrônica criada pelo grupo de professores do Laboratório de Educação Matemática da FEUFF. Em 2016, o Boletim do LABEM passou por mudança com a migração para a plataforma Open Journal System (OJS), com endereço próprio e proposta reformulada, como uma ação independente. O Boletim Labem está avaliado pela CAPES como um periódico B3 na área de Ensino. Saiba mais.

Educação Matemática Debate

A revista científica do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEMat) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), está recebendo propostas de artigos para compor os números de 2017. O periódico tem como propósito contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, sobre diferentes elementos do desenvolvimento profissional docente e sobre aspectos epistemológicos, filosóficos, didáticos, metodológicos e conceituais da Matemática e da Educação Matemática. Saiba mais.

Revista Cadernos de Pesquisa da UFMA

Revista Cadernos de Pesquisa da UFMA está com dossiê temático aberto até 07 de novembro de 2017 sobre  "Prática e conhecimento do professor que ensina Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", organizado por Profº Dr. Miguel Ribeiro da Unicamp e  Profa  Drª Edvonete Alencar da UFGD.  Os trabalhos deverão ser enviados para os seguintes endereços de e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Informações sobre formatação podem ser consultadas no SEER da Revista.

Revista Horizontes

Com o objetivo de promover reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e suas diferentes versões, o periódico Horizontes está com chamada aberta para artigos que abordem essa temática em amplo espectro, a saber: os marcos legais, os fundamentos pedagógicos, suas recomendações nas diferentes áreas contempladas, a formação de professores, bem como as implicações para as avaliações em larga escala, as políticas públicas de compra e distribuição dos materiais didáticos (PNBE, PNMD) e para o trabalho do professor em sala de aula, entre outros aspectos correlatos. Convidamos todos os interessados e interessadas a enviarem seus artigos até 30 de novembro de 2017. Esse número temático será publicado em abril de 2018. Mais informações nas Diretrizes para os Autores.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.