Associações e sociedades científicas cobram o respeito às decisões da comunidade da Fiocruz

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2017-01-09 15:03:46

Juntamente, SBEM e outras cinquenta associações e comitês científicos participantes do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas (FCHSSA) apoiam a nota que defende a legitimidade e o respeito às decisões da comunidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na última semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, indicou Tania Araújo-Jorge, segunda colocada nas eleições da instituição, para ocupar o cargo, rompendo com a tradição do respeito à soberania do voto nas entidades que realizam processo seletivo para seus gestores.

Em nota publicada, as instituições participantes do FCHSSA defendem que a eventual nomeação da segunda colocada, teria como implicação inicial atingir frontalmente as condições de governabilidade interna da Fiocruz, com todas as consequências advindas de um cenário de conflito e instabilidade. No texto, as associações e comitês científicos lembram que o Brasil vive uma crise econômica e de financiamento das atividades governamentais e defendem: “Fazer frente a este cenário deverá exigir maturidade de suas lideranças no sentido de se alcançar soluções cooperativas que nos permitam, na escassez, manter a excelência e a produtividade. O requisito básico de tais lideranças são os da legitimidade e do apoio interno de suas respectivas comunidades de origem, sendo esta a credencial decisiva de Nísia Trindade de Lima na Fiocruz neste momento”. Leia a nota na íntegra.

O Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas articula as sociedades científicas de diversas naturezas que representam os pesquisadores e as pesquisadoras das áreas ou subáreas que compõem essa Grande Área do Conhecimento do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia brasileiro. Seu objetivo principal é o debate e a tomada de posição sobre os temas relativos às políticas e às práticas de pesquisa que afetam os(as) pesquisadores, a comunidade científica e a sociedade brasileira. Saiba quais são as instituições participantes do FCHSSA clicando aqui.

Atualização em 09/01/2017

Após solução negociada diretamente com o presidente da República, o Ministério da Saúde anunciou em 03/01 que a primeira colocada nas eleições, Nísia Verônica Trindade Lima, assumiria o cargo de presidente do órgão. O decreto presidencial com a sua nomeação foi publicado no dia seguinte (4/1), no Diário Oficial da União (DOU). Com a nomeação, Nísia se torna a primeira mulher a comandar a Fundação, em 116 anos de história. A Doutora em Sociologia, é servidora da Fiocruz desde 1987.
Fonte: Fiocruz (acesso em 07/01/2017)

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.