Chamada para E-book do GT7 - Formação de Professores que ensinam Matemática

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2016-10-16 03:23:06

O Grupo de Trabalho sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GT 7), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), lança chamada para a produção de um e-book "Temáticas emergentes de pesquisas sobre a Formação de professores que ensinam Matemática:desafios e perspectivas" (Título provisório), a ser publicado no 2º semestre de 2017.

Diversas temáticas constituem o cenários de pesquisas a respeito da formação de professores que ensinam matemática no Brasil e no mundo, nomeadamente: natureza e estrutura dos conhecimentos necessários aos professores, organização do ensino na formação de professores, programas de formação de professores, histórias de professores, desenvolvimento profissional de professores, identidade profissional, aprendizagem de professores, fatores intervenientes nos processos de formação de professores, articulação entre a universidade e a escola para a formação de professores, dentre outras. Considerando a importância de debater e compartilhar essas e outras temáticas para o desenvolvimento de investigações a respeito da formação de professores que ensinam matemática no Brasil e para que os programas de formação de professores possam se adequar a legislação vigente , é que propomos a produção do E-book. Desse modo, o presente E-book tem como objetivo compartilhar e discutir pesquisas que evidenciem o desenvolvimento e novas tendências de pesquisas relacionadas com os diversos aspectos da formação de professores que ensinam matemática.

A expectativa é a de receber propostas de capítulos que contemplem resultados de pesquisas brasileiras recentes a partir de uma perspectiva internacional, o que significa que o manuscrito deve apresentar uma forte interlocução com a literatura internacional, de modo que possamos valorizar a produção nacional. Dentre outros aspectos, podem ser considerados(as):

  • perspectivas teórico-metodológicas de investigação sobre a formação de professores que ensinam matemática
  • repercussões de experiências de formação de professores que ensinam matemática, para a prática docente;
  • políticas públicas para formação de professores que ensinam matemática;
  • conhecimentos, saberes, experiências, aprendizagem e/ou identidades de professores que ensinam matemática.

O objetivo é fornecer uma visão geral de pesquisas brasileiras e discutir de que modo se articulam com o cenário internacional.

As propostas serão avaliadas pela Comissão Científica do GT 7:
Adair Mendes Nacarato - USF
Anemari R.L.V. Lopes - UFSM
Armando T. Junior - IFSP
Carmen Lucia Brancaglion Passos - UFSCar
Cátia Maria Nehring - UNIJUI/RS
Fabiana Fiorezi de Marco Matos - UFU
Iranete Maria da Silva Lima - UFPE
Jonei Cerqueira Barbosa - UFBA
Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino - UEL
Patrícia Sândalo Pereira - UFMS
Váldina Gonçalves da Costa - UFTM
Wellington Lima Cedro - UFG

O prazo para submissão dos capítulos é 05/02/2017 e seguem as normas.
Número máximo de 20 laudas.

No processo de avaliação será utilizado o sistema duplo-cego.

Os capítulos deverão ser enviados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Cordialmente,
Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL)
(Editora convidada pelo GT7)

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