Mensagem de Condolências

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

Publicado em: 2013-10-30 12:49:54

A professora Elza Furtado Gomide destacou-se na matemática desde muito jovem. Sua formação e carreira universitária foi vivida na Universidade de São Paulo, onde ingressou em 1942, aos 17 anos, no Curso de Física, no qual atuou como pesquisadora e docente até 2000. Sua segunda graduação veio com o Bacharelado de Matemática, concluído em 1945, ao que, no mesmo ano, se seguiu uma apresentação de tese inédita que lhe possibilitou ser "a primeira mulher a receber o título de Doutor em Matemática pela Universidade de São Paulo" (TRIVIZOLI, L. M; D'AMBROSIO, U., 2013, p.37).

Nesse momento, trazemos um trecho do depoimento de caminhos percorridos.

Tenho hoje outras idéias sobre a melhor maneira de encaminhar as coisas. Eu fazia parte de uma tradição – que eu achava muito boa – da Análise da escola italiana. Agora gosto mais de pensar em aplicações, em história... mas agora que eu sei um pouco mais da história da matemática, ela serve de instrumento de reflexão. Você pode perceber qual é o caminho melhor para abrir o assunto aos alunos pensando a maneira como as coisas se desenvolveram.
...
A importância do conhecimento da história da matemática para a formação pode ser encarada a partir de várias direções. Na contextualização, para que a pessoa saiba como encarar a matemática, qual o sentido que ela teve, de que maneira ela se expandiu, quais são as motivações, o que é realmente difícil na matemática. Quando você está ensinando alguma coisa, se você olha a história da formação daquela coisa, você sabe onde estão as maiores dificuldades: o que levou 2000 anos para ser feito é porque é muito difícil, então você tem que ir com cuidado naquilo ou talvez deixar para mais tarde. Como instrumento de reflexão, de comparação da matemática com outras ciências, um ramo da matemática e dentro daquele ramo o que teve seguimento e significado... Pois isso é uma coisa que varia. Temas matemáticos que tiveram grande importância em uma época depois desapareceram. (VIANNA, 2000; SANTOS, 2010).

Em eventos da SBEM, em São Paulo, ela se fazia presente e mostrava sempre sua vivacidade, em encontros fugazes e intensos com muitos participantes.

Nossas homenagens, com saudades.

DNE  (2013-2016)


Referências

VIANNA. Carlos Roberto. Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática, Tese de doutorado, FEUSP. 2000.
TRIVIZOLI, L. M; D'AMBROSIO, U., Elza Gomide. In VALENTE, W. R. (org). Educadoras Matemáticas: memórias, docência e profissão 2013, p.37
SANTOS, Arnaldo Aragão, Elza Furtado Gomide e a participação feminina no desenvolvimento da matemática brasileira no século XX, Dissertação de Mestrado, PUC-SP, 2010.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.