Chamada de artigos para edição temática da revista

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2013-08-02 23:18:45

  

Perspectivas da Educação Matemática 

A revista PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, avaliada como B1 no qualis da área de Ensino e B4 da área de Educação, comunica que, no período de 01 de agosto de 2013 a 01 de setembro de 2013, estará recebendo artigos para uma edição especial intitulada “Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural”, a ser publicada no segundo semestre de 2013.

 

Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural

 

A teoria histórico-cultural, que surge a partir dos trabalhos de Vigotski, Leontiev, Davidov e seus seguidores, apresenta-se como um dos referenciais teóricos que vem se destacando atualmente quando tratamos de pesquisas de cunho educacional ou psicológico. Assim, não é de estranhar que dentro do campo da educação matemática tenhamos um grande número de pesquisadores no Brasil e no exterior que utilizem dessa abordagem para fundamentar as suas investigações. Desse modo, esse número temático tem como objetivo promover um debate sobre as formas como a comunidade científica vê e se envolve com a teoria histórico-cultural e como ela é adotada no campo da educação matemática. Além disso, há espaço para a discussão sobre alguns dos desafios e preocupações relacionadas ao des envolvimento de pesquisas por meio desse viés teórico. Assim, neste número temático receberemos trabalhos que abordem questões que envolvam as práticas de sala de aula, nos diferentes níveis de ensino, considerando os fundamentos teórico-metodológicos acerca da linguagem, processos de ensino e de aprendizagem, movimento conceitual, atividade, mediação cultural, avaliação, aprendizagem docente, dentre outras. Esperamos que com esse número temático possamos ter uma base para a compreensão mais profunda dos pressupostos desta teoria, a sua dinâmica e como ela é aplicada nas investigações sobre a educação matemática e compreendermos as formas como os investigadores lidam com as dimensões teóricas de suas pesquisas.

 

Sobre o trâmite de avaliação dos originais submetidos

 

Caso sejam aprovados mais artigos do que o número máximo de textos para a composição de um volume, a seleção dos que participarão do número temático “Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural” será feita pelos editores desta Edição (Wellington Lima Cedro e Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes) a partir dos pareceres dos especialistas que integrarão, como avaliadores ad hoc, o Conselho Editorial da revista PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Os demais artigos aprovados, mas não aproveitados para o número especial poderão, se os autores assim desejarem, ser publicados em edições regulares da revista. Embora os autores possam submeter à apreciação da revista tantos artigos quanto desejarem, cada autor só poderá ter um artigo efetivamente publicado na Edição Temática (seja como autor ou co-autor). 

As normas para a elaboração dos originais estão em anexo.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente diretamente aos editores do número temático ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ), indicando a submissão para a Edição Temática “Educação Matemática e a teoria Histórico-cultural”.

 

 

WELLINGTON LIMA CEDRO

ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES

Editores do número temático

PATRÍCIA SANDALO PEREIRA

Editora-chefe

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

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