Lançamento do livro "Marcas da Educação Matemática no Ensino Superior"

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2013-06-20 19:35:20

Sinopse

Nesse livro, composto de 14 capítulos, pesquisadores de vários estados do Brasil expõem suas investigações a respeito do ensino e da aprendizagem em educação matemática no ensino superior. Os textos refletem os avanços e questionamentos dos estudos nesse campo, trazendo à tona dificuldades, avanços e perspectivas.

Escrita em linguagem acessível, a obra apresenta diversidade de metodologias, referenciais teóricos e temas matemáticos que vem contribuir para o importante e necessário debate que se faz na área.

Capa do Livro


Sumário

PREFÁCIO

APRESENTAÇÃO

1. ERROS, DIFICULDADES E OBSTÁCULOS EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS E PROFESSORES
Helena Noronha Cury

2. DEMONSTRAÇÕES EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho e Angela Marta Pereira das Dores Savioli

3. AMBIENTES QUE FAVORECEM A VISUALIZAÇÃO E A COMUNICAÇÃO EM CÁLCULO
Maria Clara Rezende Frota

4. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM REALIMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA INTEGRAL
Natália M.C. Barroso, José Marques Soares, João César M. Mota e Hermínio Borges Neto

5. UM ESTUDO SOBRE AS COMPREENSÕES DE CURVAS DE NÍVEL REFERENCIADO NA TEORIA APOS
Elisabete Zardo Búrigo, Luisa Rodríguez Doering e Fernando Rodrigues de Oliveira

6. CONCEPÇÃO DE BASE DE UM ESPAÇO VETORIAL REAL PROPICIADA POR UM CURSO DE ÁLGEBRA LINEAR EM EAD
Barbara Lutaif Bianchini e Silvia D.A. Machado

7. REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DE CONWAY NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DOS NÚMEROS REAIS
Sonia Barbosa Camargo Igliori e Rogério Ferreira da Fonseca

8. OBJETOS DE APRENDIZAGEM, NÚMEROS REAIS E O MODELO MATEMÁTICO DA RETA REAL
Márcia Maria Fusaro Pinto, Victor Giraldo e Felipe P. Heitmann

9. EXPLORANDO O CONCEITO DE SEQUÊNCIA DE CAUCHY POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO TRIÂNGULO DE SIERPINSKI
Eleni Bisognin e Vanilde Bisognin

10. A QUESTÃO DA QUADRATURA DO CÍRCULO E O NÚMERO PI: ASPECTOS HISTÓRICOS, EPISTEMOLÓGICOS E DIDÁTICOS
Benedito Antonio da Silva e Aloísio Daniel Vendemiatti

11. NÚMEROS COMPLEXOS E GEOMETRIA: UMA ENVOLV ENTE CONEXÃO
José Carlos Pinto Leivas e Maria Tereza Carneiro Soares

12. A (RE)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE DO CÁLCULO PARA A ANÁLISE
Lílian Isabel Ferreira Amorim e Frederico da Silva Reis

13. A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O DESENVOLV IMENTO PROFISSIONAL DOS FORMADORES DE PROFESSORES
Lourdes de la Rosa Onuchic e Roger Huanca

14. RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ANÁLISE DE ERROS DE ESTUDANTES BAIANOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Roberta D. Menduni Bortoloti, Cleusiane Vieira Silva e Tânia C.R.S. Gusmão

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.