Chamada Dossiê Bolema
Publicado em: 2013-03-26 22:40:03
Call for Papers
BOLEMA
Narrativas na Pesquisa em Educação Matemática
Parte significativa da pesquisa no campo da formação de professores tem sido marcada, nas últimas décadas, pelo uso de narrativas, quer como práticas de formação, quer como objeto ou gênero de pesquisa. Constata-se a polissemia da palavra “narrativa” bem como a diversidade de nomenclaturas e abordagens teórico-metodológicas: escrita do professor, narrativas (auto)biográficas, narrativas da experiência, histórias de vida, memoriais (de formação), narrativas e/ou trajetórias de formação, narrativas de aulas, pesquisa narrativa e investigação biográfico-narrativa. Identifica-se também uma diversidade de enfoques teóricos e de análise: sociolinguística, história oral, análise do discurso, método biográfico, dentre outros. Identificam-se, ainda, diferentes formas de apresentação dos textos de pesquisa: os que utilizam o gênero narrativo na comunicação dos resultados da pesquisa – o que tem sido chamado de análise narrativa (de narrativas) – e os que tomam a narrativa como objeto de pesquisa mas não apresentam os resultados em forma narrativa. Essa abrangência da temática e de seus enfoques teórico-metodológicos também se faz presente no campo da Educação Matemática, em trabalhos apresentados em eventos nacionais e internacionais, e em publicações em periódicos e livros. O próprio volume de artigos publicados na área já justificaria a organização de um número especial do Bolema sobre a produção nesse campo, mas, além disso, há o interesse crescente, entre educadores matemáticos, quanto à importância da historicidade, aspecto marcante das narrativas, tanto como prática pedagógica, quanto como abordagem potencial para a compreensão de práticas sociais relativas à educação matemática.
Para divulgar e discutir a pesquisa que tem sido realizada nesse domínio, o BOLEMA – Boletim de Educação Matemática – comunica que, no período de 21 de Maio de 2013 a 31 de julho de 2013, receberá artigos para uma edição especial referente ao tema “Narrativas na Pesquisa em Educação Matemática” em suas diversas vertentes. O BOLEMA julga ser essa uma contribuição possível para trazer subsídios que fundamentem/apoiem ações relativas não só às práticas de formação docente, mas relativas também à produção de pesquisa nessa linha específica. A publicação impressa desse número especial está prevista para agosto de 2014.