Referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Matemática - Consulta pública do MEC

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2010-01-01 00:00:00

MATEMÁTICA – BACHARELADO
Carga Horária Mínima: 2400h
Integralização: 4 anos
PERFIL DO EGRESSO
O Bacharel em Matemática ou Matemático atua na utilização de sistemas formais rigorosos e precisos para investigar
estruturas abstratas, para identificar padrões e regularidades, e, tendo a lógica formal como guia, busca
constantemente uma verdade demonstrável. Em sua atividade, elabora e testa modelos matemáticos, visando tanto à
resolução de problemas práticos, como à axiomatização de sistemas formais. Pode realizar pesquisa em Matemática
Aplicada – que está associada à aplicação da teoria Matemática na solução de problemas ligados a outras áreas do
conhecimento, tais como a Física, Química, Biologia, Engenharia e Economia – e em Matemática Pura – através do
aprimoramento das estruturas internas da Matemática. Além de sólidos conhecimentos de Matemática, sua formação
exige um profundo domínio de linguagens e recursos computacionais. Coordena e supervisiona equipes de trabalho.
Em sua atuação, considera a ética, a segurança e as questões sócio-ambientais.
TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Cálculo Diferencial e Integral; Álgebra Linear; Geometria Analítica; Topologia; Análise Matemática; Álgebra; Análise
Complexa; Geometria Diferencial; Probabilidade e Estatística; Modelagem Matemática; Física Geral; Linguagens e
Recursos Computacionais; História e Epistemologia da Matemática; Ética e Meio Ambiente; Relações Ciência,
Tecnologia e Sociedade (CTS).
AMBIENTES DE ATUAÇÃO
O Matemático pode atuar como pesquisador em Instituições de Ensino Superior, empresas e laboratórios de pesquisa
científica e tecnológica; em escritórios de consultorias técnicas; em estabelecimentos de créditos e finanças e em
núcleos de processamento de dados. Pode ainda trabalhar em institutos e agências de inteligência que necessitem de
profissionais capazes de desenvolver modelos matemáticos para resolver problemas nas mais diversas áreas do
conhecimento. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
INFRAESTRUTURA RECOMENDADA
Laboratórios de: Física Experimental; Informática com programas especializados. Biblioteca com acervo específico e
atualizado.
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MATEMÁTICA – LICENCIATURA
Carga Horária Mínima: 2800h
Integralização: 3 anos
PERFIL DO EGRESSO
O Licenciado em Matemática é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à
Educação Matemática. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos
sobre os fundamentos da Matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim
como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar. Além de trabalhar
diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas
computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Matemática,
coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua
formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.
TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO
Fundamentos de Análise, Álgebra e Geometria; Cálculo Diferencial e Integral; Álgebra Linear; Geometria Analítica;
Probabilidade e Estatística; Modelagem Matemática; Desenho Geométrico; Física Geral; História e Filosofia das
Ciências Naturais e da Matemática; História, Filosofia e Sociologia da Educação; Metodologia e Prática de ensino de
matemática; Tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino de matemática; Psicologia da Educação;
Legislação Educacional; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS); Pluralidade Cultural e Orientação Sexual; Ética e Meio
Ambiente; Relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
AMBIENTES DE ATUAÇÃO
O Licenciado em Matemática trabalha como professor em instituições de ensino que oferecem cursos de nível
fundamental e médio; em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais
didáticos para o ensino presencial e a distância. Além disso, atua em espaços de educação não-formal, como feiras de
divulgação científica e museus; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que
desenvolvem pesquisas educacionais. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando
consultoria.
INFRAESTRUTURA RECOMENDADA
Laboratórios de: Física Experimental; Ensino de Matemática; Informática com programas especializados. Biblioteca com
acervo específico e atualizado.

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