Titulo de doutorado Honoris Causa em Educação para Nilza E Bertoni pela UnB

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2010-01-01 00:00:00

 Nilza Bertoni recebe título de Doutora Honoris Causa

Trabalho realizado pela professora da UnB contribuiu para a formação de docentes e desenvolvimento da Educação Matemática no Distrito Federal e no Brasil
Luciana Teixeira - Da Secretaria de Comunicação da UnB




   Tamanho do Texto


A trajetória profissional da professora Nilza Eingenheer Bertoni, do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília, confunde-se com a história da educação brasileira. Nilza foi pioneira na sua área e a primeira presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Por sua contribuição ao ensino da disciplina no Distrito Federal e no Brasil, Nilza Bertoni recebeu, na tarde dessa terça-feira, 23 de novembro, o título de Doutora Honoris Causa da UnB.


Alexandra Martins/UnB Agência
 
Nilza Bertoni tem trajetória marcada pelo desenvolvimento da licenciatura em matemática  

Nilza dedicou 25 anos de sua vida à Universidade de Brasília. Agora faz parte de uma seleta lista que inclui personalidades como Darcy Ribeiro, José Saramago, Nelson Mandela e o rei Juan Carlos I, da Espanha. Para o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, o lugar de Nilza Bertoni entre essas personalidades é mais do que justo. “Nilza criou conhecimento e espalhou as sementes de seus trabalhos na Universidade, no ensino médio e fundamental. Ela deu sentido ao ensino de matemática”.

Cristiano Muniz, vice-diretor da Faculdade de Educação (FE) da UnB e "eterno discípulo de Nilza", destacou a importância do trabalho realizado pela professora na instituição. “Ela teve papel fundamental no desenvolvimento do currículo da Licenciatura de Matemática da UnB e criou o laboratório de Ensino de Matemática”. Segundo Muniz, Nilza também atuou como professora no projeto Veredas, da Secretaria de Ensino de Minas Gerais, que formou quase 14 mil profissionais em 650 municípios do estado.

Durante a cerimônia, Nilza Bertoni expressou a felicidade de ser homenageada pela instituição que chama de casa. “Cheguei na UnB em 1967 e me aposentei em 1992. Sempre acreditei na UnB, uma instituição que se manteve forte mesmo nos momentos de crise”. A professora lembra que, quando lecionava, gostava de dar aulas para os calouros. “Notava a perplexidade e as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Percebia esses problemas e tentava buscar soluções”, revela.

FORMANDO PROFESSORES – As observações da professora começaram, pouco a pouco, a servir de base para o desenvolvimento de pesquisas na área de Educação Matemática, na época quase inexistente no Brasil. Com os estudos, Nilza tentava encontrar meios de formar profissionais capazes de estimular os alunos a descobrirem, sem sofrimento, a matemática. “Jamais quis ganhar qualquer prêmio. Apenas perseverei na busca daquilo em que acreditava”, comenta.      

Embora tenha se aposentado em 1992, Nilza deu continuidade ao trabalho de formação docente. “Seu trabalho sempre esteve voltado para a concretização da sonhada ponte entre a UnB e a rede pública de ensino, materializando, assim, a proposta de Anísio Teixeira”, afirma Cristiano Muniz.

O título de Doutor Honoris Causa da UnB é concedido pela instituição à personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.