Sociedades Científicas e coordenadores de Programas de Pós-Graduação enviam carta ao Ministro de Educação
Publicado em: 2011-01-01 00:00:00
Rio de Janeiro, 11 de abril de 2011
Ao ILMO. SR. MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Fernando Haddad
C/C Prof. Dr. Jorge Guimarães
Presidente da Capes
C/C Prof. Dr. Lívio Amaral
Diretor de Avaliação da Capes
Considerando a recente decisão da Capes de instituir comissões de assessoramento para escolha dos Coordenadores de Área, por intermédio da Portaria 207/2010, as entidades, associações, sociedades científicas e Programas de Pós-Graduação abaixo assinados manifestam-se:
- pelo acolhimento pela Capes das indicações majoritárias para Coordenador de Área realizadas pelas áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática;
- pela legitimidade da atual estruturação das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e Matemática;
- e demandam que qualquer modificação da atual organização destas áreas seja decorrente de um amplo debate realizado pelas respectivas áreas e liderado por suas Coordenações, com tempo hábil e condições efetivas de trabalho.
Alice Casimiro Lopes, Coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, representando 108 Programas credenciados pela CAPES
Anna Maria Pessoa de Carvalho, Coordenadora da Comissão de Área Temática de Pesquisa em Ensino de Física da Sociedade Brasileira de Física
Nilson M. D. Garcia, Secretário para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física - SBF
Belmira Bueno, Coordenadora do Comitê de Assessoramento da área de Educação no CNPq
Benno Sander, Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE
Christiane Gioppo, pelo International Council of associations for Science Education (ICASE)
Representação da América Latina e do Caribe
Dalila Oliveira, Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd
Gerson Mol, Diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química - SBQ
Iria Brzezinski, Presidente da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE
Isabel Martins, Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC
Sandra Selles, Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBio
Cristiano Muniz, Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM
Wenceslau Gonçalves Neto, Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE
Programas de Pós-graduação na Área 46 – Ensino de Ciências e Matemática
Agustina Echeverría
Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG)
Alvaro Chrispino
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CEFET/RJ)
Ana Cristina Ferreira
Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFOP)
Ana Paula Bispo
Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (UEPB)
André Luís Mattedi Dias
PPG Ensino de Filosofia e História da Ciência - UFBA-UEFS
Augusto Fachín Terán
Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia
Universidade do Estado do Amazonas - Escola Normal Superior
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - ULBRA/RS.
Claudianny Amorim Noronha
Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN)
Cristiano Mattos
Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (USP)
Eliane Scheid Gazire
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PUC-MG)
Flavia Rezende
Pós-graduação em Ensino de Ciências e Sáude (NUTES-UFRJ)
Gerson de Souza Mól
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
IQ/IF/IB/FUP - Universidade de Brasília
Hilda Helena Sovierzoski
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Federal de Alagoas
Iramaia Jorge Cabral
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN/UFMT)
Isabel Lucena
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará
Jenner Barretto Bastos Filho
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL)
João Carlos Krause
Programa de Pós-Graduação em Ensino Cientifico e Tecnológico (PPGEnCT
- URI/RS)
Jose de Pinho Alves Filho
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)
Luiz Henrique Amaral
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Universidade Cruzeiro do Sul
Marcus Basso
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
Instituto de Matemática (UFRGS)
Maria Celina Piazza Recena
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (UFMS).
Maria Cristina Araújo de Oliveira
Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF)
Marta Maria Pontin Darsie
Coordenadora Geral do Programa de Pós Graduação em Educação em
Ciências e Matemática
Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - (REAMEC/UFMT)
Maurivan Güntzel Ramos
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PUC/RS)
Orliney Guimarães
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPR)
Patrícia Sandalo Pereira
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (UFMS)
Tânia M M Campos
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – Uniban
Washington L. P. Carvalho
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Wilma Clemente de Lima Pinto
Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências na Educação Básica