Relato de reunião com diretoria do DAV-CAPES: a área ECM no contexto da criação de novas áreas de "Ensino de Matemática"

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2011-01-01 00:00:00

Informamos que hoje, 03/06, realizamos uma reunião com o Diretor da Divisão de Avaliação da CAPES (DAV) e representantes de programas de pós-graduação e de sociedades científicas ligadas à área de Ensino de Ciências e Matemática (ECM). Estiveram presentes os professor Lívio Amaral (Diretor da DAV), Geraldo Nunes (Chefe de Gabinete da DAV), Cristiano Muniz (Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM), Sandra Selles (Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnBio), Gerson Mol (Diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química – DE/SBQ), Christiane Gioppo (Docente do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Matemática da UFPR, representante latino-americana e caribenha do Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências – ICASE -, e vice-diretora da regional Sul da SBEnBio), Iramaia J. C. de Paulo (Coordenadora do Programa de Pós-graduação Ensino de Ciências Naturais da UFMT), Isabel Martins (Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências - ABRAPEC) e Ricardo Gauche (Representante da Região Centro-Oeste – ABRAPEC).
Nesta reunião:
(i) enfatizamos nossa disposição de colaborar com a CAPES no sentido de viabilizar a criação de programas nas áreas de ensino de diferentes disciplinas e/ou áreas de conhecimento e, neste sentido, manifestamos nosso reconhecimento da necessidade da criação de outra(s) área(s) de “Ensino de”;
(ii) encaminhamos nosso posicionamento de que a criação desta(s) outra(s) área(s) de “Ensino de” não implica a desativação da área de ECM;
(iii) após esclarecermos e debatermos aspectos da proposta de criação de grande área de Ensino apresentada anteriormente pela área de ECM, encaminhamos  e defendemos proposta de que a área de ECM se mantenha, preservando seu recorte epistemológico, e de que  seja(m) criada(s) nova(s) área(s) de “Ensino de”. Em outras palavras, existiriam, em princípio no âmbito da grande área Multidisciplinar, diferentes áreas de “Ensino de”, a saber, Ensino I (ECM), Ensino II, Ensino III etc., de forma semelhante ao que já acontece em outras grandes áreas da CAPES, por exemplo, na grande área de Ciências da Saúde que abriga as áreas de Medic ina I, II e III.
O Prof Lívio afirmou ter registrado nossa proposta e se dispôs a dar continuidade à discussão da mesma, imediatamente  na próxima semana no Encontrão 2011 da SBF, bem como em reuniões a serem proximamente agendadas.

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