Carta ao Ministro da Educação Prof. Dr. Fernando Haddad

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Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2011-01-01 00:00:00

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2011

Exmo. Sr. Ministro da Educação
Prof. Dr. Fernando Haddad

Solicitamos sua atenção e seu apoio em defesa de uma proposta alternativa ao texto da reforma das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCN EPT) em discussão na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
No texto em discussão na CEB/CNE – as DCN para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio – reitera-se uma visão adaptativa sob a lógica de ensinar a fazer o que se prescreve ao trabalhador, isto é, ser eficiente e eficaz, sem questionar o que executa, nem se perguntar pelos fins e apropriação do que produz, nem pelos conhecimentos científico-tecnológicos e histórico-sociais que estão subjacentes à produção. Tal concepção contraria uma formação científica de qualidade e o preparo para o exercício consciente dos direitos da cidadania.
Defendemos que as DCN EPT devem orientar os professores e gestores para uma educação profissional não adestradora, não fragmentada. Devem orientar as escolas a articular os princípios da ciência da produção, as bases que não são adaptativas ao mercado. Devem dar aos jovens, na interação com a sociedade, os elementos para discutir, além de entender as ciências que movem os processos produtivos e as relações sociais que ali são geradas. São as disciplinas de formação geral, vinculadas às ciências e às humanidades (Matemática, Química, Física, Biologia, Línguas, História, Geografia, Filosofia, Sociologia), que estruturam as diferentes profissões.
Além disso, o documento das DCN EPT de Nível Médio, elaborado pela CEB/CNE, orienta a educação em sentido divergente aos pressupostos e objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, recentemente aprovadas pelo CNE.  
Certos de contarmos mais uma vez com toda sua atenção e todo seu apoio, apresentamos

Cordiais Saudações

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd
Representação da área de Educação junto a CAPES   
Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação – CNTE
Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES
Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ANFOPE
Fórum Nacional de Diretores de Faculdades/Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras - FORUMDIR
Rede Latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente – REDESTRADO
Coordenação do CA/ED - CNPq
Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM
Associação de Leitura do Brasil - ALB
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph
Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBQ

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