REMATEC 10‏

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2012-01-01 00:00:00

Saiu o volume 10 da revista de Matemática, ensino e Cultura, com o tema "Arte, Matemática e Educação Matemática".

Os interessados em adquirir um exemplar devem enviar mensagem para Maria Auxiliadora Pires, no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ,.


Índice

Editorial, 05
Iran Abreu Mendes
Cláudia Regina Flores

Artigos
Práticas do olhar na pintura do Renascimento: contribuições para a
Educação Matemática, 09
Cláudia Regina Flores
Débora Regina Wagner

Sentimentos de semelhança: das Artes à Matemática, 21
Renato Borges Guerra
Márcia de Nazaré Jares Alves Chaves

Aportes mútuos na relação entre simetria e artes visuais em livros didáticos de
Matemática para os anos iniciais, 38
Luciana Ferreira dos Santos
Rosinalda Aurora de Melo Teles

O uso de materiais concretos digitais para o ensino e aprendizagem de simetria no
ensino fundamental, 57
Rodrigo Sychocki da Silva
Daniela Cristina Vargas Lopes

Matemática e arte: incursões na interdisciplinaridade, 73
Emília de Mendonça Rosa Marques
Aguinaldo Robinson de Souza
Ana Maria Breda

As transformações geométricas e os frisos, 89
David Antonio da Costa

O octógono artístico, sagrado e geométrico na Capela de São João Batista
em Belém do Pará, 106
Iran Abreu Mendes


Revista de Matemática, Ensino e Cultura
Ano 7 | n. 10 | jan.-jun. 2012
ISSN 1980-3141
A responsabilidade pelos artigos assinados cabe aos autores.
Endereço para envio de artigos, resenhas, sugestões e críticas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Todos os direitos desta edição reservados à EDUFRN – Editora da UFRN – Campus Universitário, s/n
Lagoa Nova – Natal/RN – Brasil – e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. – www.editora.ufrn.br
Telefone: 84 3215-3236 – Fax: 84 3215-3206
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Reitora: Ângela Maria Paiva Cruz
Vice-reitora: Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes
Diretora da EDUFRN: Margarida Maria Dias de Oliveira
Projeto gráfico e capa: Waldelino Duarte
Imagem da capa: Pablo Picasso (1881-1973) - Le Pigeon aux petits pois (1912)
Supervisão editorial: Alva Medeiros da Costa
Revisão: Os autores
Editor responsável: Iran Abreu Mendes
Editor convidado: Cláudia Regina Flores
Editor-assistente: Carlos Aldemir Farias da Silva
Conselho consultivo
Antonio Carlos Brolezzi (USP), Arlete de Jesus Brito (UNESP - Rio Claro), Cláudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA),
Cláudia Regina Flores (UFSC), Claudianny Amorim Noronha (UFRN), Elivanete Alves de Jesus (UFG), Fredy González
(UPEL, Maracay - Venezuela), Iran Abreu Mendes (UFRN), Isabel Cristina Rodrigues de Lucena (UFPA), João Cláudio
Brandemberg Quaresma (UFPA), John A. Fossa (UFRN), Lucieli Trivizoli (UEM), Luis Carlos Arboleda (Univ. del Valle/
Cali - Colombia), Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires (UCSAL; UEFS), Marcelo de Carvalho Borba (UNESP - Rio
Claro), Maria da Conceição Xavier de Almeida (UFRN), Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha (IFPA), Maria Terezinha de
Jesus Gaspar (UnB), Miguel Chaquiam (UNAMA; UEPA), Paulus Gerdes (Univ. Pedagógica - Moçambique), Pedro
Franco de Sá (UNAMA; UEPA), Rômulo Marinho do Rego (UEPB)
Divisão de Serviços Técnicos
Catalogação da Publicação na Fonte. UFRN / Biblioteca Central Zila Mamede
REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura / Universidade Federal do Rio Grande
do Norte. – Ano 1 n. 1 (jul./nov. 2006). – Natal, RN: EDUFRN – editora da UFRN, 2006.
124p.: il.
Descrição baseada em Ano 7, n. 10 (jan./jun. 2012)
Periodicidade Semestral.
ISSN: 1980-3141
1. Matemática – Ensino - Periódico. 2. Matemática – História – Periódicos. 3. Ensino


As propostas de artigos devem obedecer às seguintes normas de publicação
1) O texto de artigo deve ser inédito e não deve ter sido publicado em outra revista ou estar sendo
submetido para publicação em outro periódico. Em caso de artigos já apresentados em congressos
ou eventos similares a versão submetida a esta revista deve ser significativa e comprovadamente
ampliada em termos teóricos e/ou metodológicos.
2) O artigo deve ser enviado por via eletrônica para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , aos cuidados dos
Editores, e ser encaminhado em duas versões, uma delas com a identificação completa dos autores
e, a outra “cega” para os trâmites de avaliação.
3) O texto deve ser elaborado em Microsoft Word (extensão.doc) atendendo às seguintes especificações
de formatação e composição:
a) O texto deverá ser formatado em fonte Times New Roman, corpo 10, recuo 0, espaçamento 0,
alinhamento justificado e espaço simples entrelinhas.
b) O texto deverá ter entre 15 e 20 páginas (15x22cm), margem esquerda 2cm; margens superior,
inferior e direita 1,5cm. Apresentar quatro palavras-chave, título em português e inglês, além de
resumo e abstract que não ultrapasse 10 linhas.
c) O texto deverá conter título centralizado com no máximo 16 palavras incluindo conectivos. Os
nome(s) do(s) autor(es) e da(s) respectiva(s) instituição(ões) devem ser alinhados à direita, logo
abaixo do título.
d) No final do texto, em ordem alfabética, devem ser incluídas as referências bibliográficas,
obedecendo as normas atuais da ABNT.
4) O texto submetido já deve ser apresentado à Revista com revisão vernacular e ortográfica realizada
previamente.
5) O texto que tiver imagens deverá ter as mesmas enviadas em documento separado, além daquelas
presente no próprio texto. As imagens devem ter resolução formato TIF ou JPEG com 300DPIs.
6) Os textos publicados nesta Revista representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não
a posição oficial da revista ou dos editores.
7) O texto que não obedecer às normas de formatação será devolvido ao seu autor para reformulação
e reenvio.


Fonte: REMATEC 10‏

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.