O SIPEM e os eventos promovidos pela SBEM

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Webmaster

Publicado em: 2012-10-25 20:56:46

Eventos promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática: véspera da abertura do V SIPEM  

Faltando poucas horas para a abertura do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em Petrópolis, tendo a frente a Rute Borba na coordenação científica, e Mônica Mandarino na coordenação executiva, trazemos algumas reflexões importantes acerca das ações da DNE frente as nossas missões.

São objetivos da SBEM que completa 25 anos em janeiro de 2013, segundo nosso estatuto:

  • Promover o desenvolvimento da área de Educação Matemática e sua implementação na práxis educativa;
  • Atuar, em caráter complementar às atividades do Estado, junto aos órgãos governamentais na formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de educação e, em especial, as relacionadas à Educação Matemática;
  • Atuar como centro de debates sobre a produção na área de Educação Matemática, propiciando o desenvolvimento de análise crítica dessa produção;
  • Orientar e atuar na obtenção de recursos para o desenvolvimento da área de educação Matemática;
  • Promover o desenvolvimento de pesquisas na área de Educação Matemática;
  • Promover estudos e ações focados na formação de professores na área de Educação Matemática;
  • Promover e divulgar estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção de conhecimentos técnicos e científicos referentes às atividades ligadas à Educação Matemática, nos termos do que dispõe a Lei Federal nº. 9.790, de 23 de março de 1999;
  • Congregar todas as pessoas que se dispõe a trabalhar pelos objetivos anteriores.

Assim, a realização de eventos integrando professores, pesquisadores e universitários é uma ação importante na gestão da SBEM e na concretização de suas missões. São momentos que, realizados com regularidade, favorecem o intercâmbio de profissionais e trocas de conhecimentos, debates e reflexões aprofundadas e coletivas. Produz posições, articula grupos, estimula estudo, pesquisas e práticas voltados à qualidade da aprendizagem matemática nos mais diversos níveis e modalidade de ensino. Envolvendo temas relevantes e diversos, com participação de educadores das mais diversas regiões brasileiras e de vários países, favorecem criação de laços, projetos comuns e publicações. Todos contam com suas edições que estão disponíveis no site da SBEM (www.sbembrasil.org.br).

Os eventos são classificados em três grandes níveis: Internacional – SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática; Nacional – ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática e Fórum Nacional de Licenciatura de Matemática; Regionais – Encontros Regionais de Educação Matemática, além de grande diversidade de encontros temáticos tais como História, Etnomatemática, Estatística, Modelagem, etc. organizados pelos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação em Educação Matemática e Ciências.

O Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM: XI edição em 2013 (Previsão de 5.000 participantes) com realização trienal, sempre sediado por uma universidade. (apoio regular da CAPES e CNPq).

A Educação Matemática é uma área de investigação que surgiu basicamente das inquietações com a expansão do ensino da Matemática, a partir do início da década de 1950. Rapidamente, transformou-se em um grande movimento internacional balizado pelos Congressos Internacionais de Educação Matemática – os ICME. Nesse processo, foi reativada a Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI), como uma das comissões da União Matemática Internacional (IMU). Desde essa época, o Brasil vem tendo uma intensa participação no movimento internacional. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática, contando hoje com cerca de 15000 associados em todo o país, já realizou dez grandes Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM), além de inúmeros encontros regionais. Todos eventos conta com comissão científica, relatórios e publicação de anais, disponíveis no site www.sbembrasil.org.br.

A última edição, o X Encontro Nacional de Educação Matemática - X ENEM foi organizado nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com coordenação de seus órgãos dirigentes nacionais, o Conselho Nacional Deliberativo (CND) e a Diretoria Nacional Executiva (DNE). Localmente, a organização do evento sob a responsabilidade de uma Comissão Executiva, na Bahia, formada por docentes da UESC, UEFS, UNEB, UESB, UCSal e UFRB. Com o tema Educação Matemática, Cultura e Diversidade, a SBEM  favoreceu, durante os três dias, discutir temas relevantes, tais como a influência e a importância da cultura no ensino da Matemática; o respeito à diversidade que cada dia invade a sala de aula e a escola; os desafios de se ensinar Matemática para alunos cegos, surdos ou, simplesmente, com dificuldades de aprendizagem; a integração das tecnologias e a proliferação dos cursos à distância; a formação de professores; a necessidade da pesquisa acadêmica chegar à escola; a formação de grupos colaborativos entre universidade e escola.

Os diversos tipos de trabalhos científicos (Comunicação Científica-CC, Relato de Experiência-RE, Pôster-PT, Minicurso-MC e Exposições Científicas-EX) puderam ser apresentados pelos interessados seguindo normas previamente divulgadas e conforme calendário específico, de modo que professores e/ou pesquisadores, dentre eles alunos dos cursos de pós-graduação, puderam submeter seus trabalhos.

O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – SIPEM: V edição em outubro de 2012 (350 participantes). Realização trienal, sempre sediado por uma universidade. (apoio regular da CAPES e CNPq)

O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) é uma reunião de pesquisadores brasileiros e estrangeiros realizada pela SBEM. É organizada pelo seu Conselho Nacional Deliberativo (CND) com o apoio de programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas em Educação Matemática, vinculados prioritariamente às áreas de Educação/Ensino de Ciências e Matemática/Psicologia.

Este Seminário tem como finalidade promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam a pesquisas na área da Educação Matemática. Pretende dessa forma, divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro dos pesquisadores que a ela se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizadas em diferentes instituições. Além disso, o SIPEM propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o que possibilita o avanço das pesquisas em Educação Matemática em nosso país.

Assim, são objetivos do SIPEM em sua quinta edição:

  • Promover o intercâmbio entre os grupos que, em diferentes países, se dedicam a pesquisas na área de Educação Matemática.
  • Divulgar as pesquisas brasileiras no âmbito da Educação Matemática.
  • Promover o encontro dos pesquisadores em Educação Matemática, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações que estão sendo realizados por eles neste momento
  • Propiciar a formação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores brasileiros e estrangeiros
  • Possibilitar o avanço das pesquisas em Educação Matemática

Quadro geral das edições do SIPEM

 

Número

Local

Período

Número de participantes

Número de trabalhos apresentados

I

Serra Negra - SP

2000

124

91

II

Santos-SP

2003

300

162

III

Águas de Lindóia- SP

2006

300

216

IV

Taguatinga- DF

2009

333

244

V

Petrópolis- RJ

2012

350

250

 

FÓRUM NACIONAL DE LICENCIATURAS DE MATEMÁTICA  (V edição prevista para 2014 com 150 participantes). Trienal, coordenado pelo GT 07 – Formação de Professores que ensinam matemática.

Esse Fórum tem como objetivo avaliar e debater entre as comunidades acadêmicas, as políticas de implementação dos cursos de Licenciatura em Matemática, decorrentes das Diretrizes Curriculares para a Formação do Professor da Educação Básica e as Diretrizes Curriculares para o Curso de Matemática. A iniciativa procura dar continuidade às discussões promovidas pela SBEM, desde 2002, sobre a formação de professores de Matemática nos cursos de Licenciatura do país. Há participação de universidades e professores de todo território nacional, havendo Fóruns Regionais para debate, coleta de informações, análises políticas e acadêmicas coletivas e elaboração de documento para ser levado ao Fórum Nacional.

Encontros regionais de Educação Matemática. Tri-anualmente as Regionais da SBEM, com apoio da Diretoria Nacional Executiva, geralmente com promoção das universidades locais (Federal, Estadual ou privadas) e articulação com as Secretarias de Educação e Sindicatos, realizam seus encontros Regionais, envolvendo professores, alunos, estudantes universitários, pós-graduandos e pesquisadores. Nestes há, além de comunicações científicas, palestras, posteres e relato de experiências, exposições pedagógicas e oficinas.

Antes de abrir este V SIPEM, fica nosso espírito de agradecimento coletivo a todos que se empenharam e estão se dedicando à sua concretização. Sabemos de nossos limites pessoais, e cientes da grandes dificuldades que a gestão de um evento deste vulto implica, pedimos a compreensão de que o SIPEM é uma realização de TODOS, e que sua qualidade depende do nível dos trabalhos, debates e trocas nele realizados. 

Abraçamos a todos e estaremos a partir de sábado em Petrópolis para recebê-los, e com um stand da secretaria da SBEM, onde poderemos trocar ideias e colher críticas e sugestões.

Quem não pode participar no V SIPEM, já fica aqui o convite a se juntar a nós na organização do XI ENEM que será em julho de 2013 na PUC-PR.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.