Nota de Pesar - Leonor Santos
(23 de setembro de 1949 – 20 de junho de 2024) - Falecida aos 74 anos.
Leonor Santos jubilou-se como professora associada com agregação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IIE). Foi Vice-Presidente da Comissão de Ética do IIE. Coordenou os cursos de Mestrado em Ensino e diversos cursos de Mestrado e de Doutoramento em Educação, orientando teses e colaborando com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras.
A sua investigação incidiu na avaliação das aprendizagens e no conhecimento e desenvolvimento profissional dos professores, tendo participado e/ou coordenado diversos projetos de investigação, como o Projeto AREA e o REASON, financiado pela FCT, e o Projeto EDUCATE, no âmbito do ERASMUS+.
Autora de várias publicações, editadas em Portugal e no estrangeiro, foi membro do Conselho editorial de diversas revistas nacionais e internacionais. Foi membro da comissão Internacional do PME e da CIEAEM e representou Portugal no grupo “Mathematics Curriculum Document Analysis (MCDA)” da OCDE.
Teve intervenção significativa em projetos de relevo nacional no domínio do desenvolvimento curricular, tendo coordenado o Plano da Matemática, medida do Ministério de Educação para melhoria das aprendizagens matemáticas dos portugueses do Ensino Básico, participado no Grupo de Trabalho da Matemática para a elaboração de um relatório sobre as Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática, e contribuído como coautora na revisão curricular das Aprendizagens Essenciais de Matemática do Ensino Básico (AEEB).
Coordenou o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Curricular e Profissional em Matemática com funções de acompanhar a operacionalização das AEEB em turmas dos 1.º, 3.º, 5.º e 7.º anos, conceber e acompanhar a formação de professores a nível nacional no âmbito das AEEB, e proceder ao levantamento de recursos educativos para apoio do ensino da Matemática. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação em Portugal (CNE): Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) durante os dois mandatos, funções que proporcionaram colaboração de maior proximidade com a SBEM, nomeadamente no estreitamento de relações entre as duas sociedades.