Falecimento de Marco Antonio Raupp, ex-presidente da SBPC

Imprimir
Categoria: Notícias
Data de publicação Escrito por Antonio Nascimento

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizou, em 24/08/2021, um painel em homenagem ao matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falecido no dia 24 de julho, aos 83 anos. O evento online foi transmitido pelo canal da SBPC no YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsbpc). A Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) endossa as palavras de um dos nossos ex-presidentes, Paulo Figueiredo Lima, e deseja registrar que Marco Antônio Raupp, juntamente com José Raimundo Coelho, foram artífices do ingresso da SBEM no conjunto das sociedades científicas afiliadas à SBPC. Nossa comunidade de educadores matemáticos junta-se à SBPC nesse momento de homenagem e de solidariedade aos familiares e amigos de Raupp.

A seguir reproduzimos o texto sobre Marco Antonio Raupp, retirado do comunicado da SBPC (por e-mail) às suas entidades filiadas.

Sócio ativo da SBPC desde 1993, Raupp teve uma atuação muito importante na gestão da entidade, atuando em diferentes cargos em várias gestões. Presidente de honra da SBPC desde 2013, ele foi presidente da entidade (de 2007 até fevereiro de 2011), membro do Conselho (de 2001 a 2005), vice-presidente (de 1999 a 2001) e primeiro-tesoureiro em dois mandatos (de 1993 a1997). Raupp comandou a pasta da Ciência e Tecnologia do governo de Dilma Rousseff (PT) entre os anos de 2012 e 2014. Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em matemática pela Universidade de Chicago, ele dividiu sua vida profissional entre as atividades acadêmicas e a gestão de instituições de ciência e tecnologia, tornando-se defensor da integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo. Em sua longa carreira, foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). À frente da diretoria do Inpe, participou das negociações que resultaram no programa dos satélites CBERS, em cooperação com a China e conseguiu implantar o Laboratório de Integração de Testes. Na direção do LNCC, criou o Laboratório de Bioinformática. Esses laboratórios são considerados de ponta e utilizados por pesquisadores de todo o País e pela indústria. Foi diretor-geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), organização que dirigiu entre 2006 e 2011, atuando de forma decisiva para a implementação de projetos inovadores. Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição à qual levou sua larga experiência em temas da política e tecnologia do Espaço, e também integrou o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS). Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) – instituições que fortaleceram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação. Raupp também comandou a pasta de Ciência e Tecnologia do governo de Dilma Rousseff (PT) entre os anos de 2012 e 2014. Por suas contribuições à ciência brasileira, recebeu os títulos da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira (FAB); Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil; Medalha de Pacificador, do Exército Brasileiro (EB); Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e Medalha da Inconfidência, do Governo no Estado de Minas Gerais”.

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.