28 DE JANEIRO DE 2013: VINTE E CINCO ANOS DA SBEM

Imprimir
Categoria: SBEM
Data de publicação Escrito por Webmaster
- MOMENTO DE COMEMORAÇÃO E REFLEXÃO –

"A Sociedade Brasileira de Educação Matemática foi criada para atender à demanda da comunidade de professores de matemática e de educadores matemáticos, que sentiam a falta de um espaço para apresentar e discutir problemas originados em suas práticas e procurar, em cooperação com colegas, uma resposta às suas indagações. Sua criação foi devido a esse objetivo maior e sua existência está marcada por essa missão. Parabéns à atual Diretoria por manter ativa a razão de ser da SBEM" (UBIRATAN D'AMBROSIO, PRESIDENTE DE HONRA DA SBEM).

"Foram muitos, feitos por muitos, os esforços, as reflexões, as produções, as tarefas e ações para desenvolver e implementar a SBEM e seus objetivos. Foram horas de dedicação a encontros, dissertações, teses, publicações, parcerias e participações em prol de uma educação matemática viável, adequada e útil aos cidadãos. Que a reflexão do processo e o foco acurado no objetivo nos guiem a vê-la ao alcance de cada aluno deste país"
(NILZA EIGENHEER BERTONI, PRIMEIRA PRESIDENTE DA SBEM).

"Aniversário é momento de comemoração, de confraternização e de projeções futuras. Assim, é preciso comemorar o fato de que a Sociedade, criada no evento de Maringá, tenha se mantido e se consolidado, concretizando o sonho de educadores matemáticos que lá estavam e também daqueles que não participaram do evento. A SBEM tem mantido com regularidade e fidelidade aos seus objetivos os Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM).  Dez encontros em 25 anos, sempre com grande participação, é uma conquista muito significativa. Ela criou espaço para encontros de pesquisa - o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), que já conta com cinco edições realizadas. Está organizada em Diretorias Regionais em todos os estados brasileiros. A SBEM também publica revistas, boletins, livros; mantém intercâmbios com organizações internacionais. Enfim, é uma Sociedade jovem, mas organizada e produtiva, fruto do trabalho de  muitos educadores matemáticos brasileiros. Como projeção futura, além de manter o que foi conquistado e que já não é pouco, precisamos nos organizar no sentido de sermos mais  conhecidos, respeitados e ouvidos pela sociedade de modo geral e por condutores das políticas públicas. Ainda há muito que conquistar nesse terreno. Mas tão importante quanto esses avanços,digo até mais importante, é o compromisso de que a SBEM seja cada vez mais a Sociedade dos professores que ensinam Matemática, em qualquer nível de escolaridade e em todas as escolas do nosso país. É tarefa de todos nós que já somos filiados hoje, na comemoração dos 25 anos,  trabalhar para realizar  novas etapas na caminhada.  Parabéns a SBEM e a todos que a concretizaram.  Que um futuro lindo seja construído para a nossa sociedade"
(CÉLIA MARIA CAROLINO PIRES, PRESIDENTE DA SBEM – 6a GESTÃO)

No dia 28 de janeiro de 1988, os participantes do II Encontro Nacional de Educação Matemática, reunidos em Assembléia em Maringá-PR, comemoravam a fundação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.  Este dia não era apenas o inicio de uma bela história, mas um momento de concretização de sonhos e o resultado de um esforço coletivo de um grupo de professores e educadores que se iniciara há bem mais tempo.

Conceber uma Sociedade voltada às questões da aprendizagem matemática dentro e fora da escola, da formação do professor, do desenvolvimento do currículo escolar, da valorização da diversidade e inclusão, assim como a constituição da matemática como elemento de desenvolvimento humano e cultural, requereu que muitos se aglutinassem em torno de um objetivo comum: a mobilização de potencialidades, os esforços e o trabalho em prol de uma matemática mais significativa nas escolas, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, da educação infantil ao ensino superior.

Este 28 de janeiro de 2013, portanto, é um momento especial de reconhecimento de todos que deram, em determinado momento e a sua maneira, contribuições fundamentais para a criação e para a consolidação de nossa SBEM. São trabalhadores nas escolas, nas universidades, nas instituições públicas e privadas, que doaram horas, dias, meses de suas vidas, muitas vezes no anonimato, sem receberem o devido reconhecimento pelo esforço voltado à construção de uma educação com mais qualidade, por meio da aprendizagem e do ensino da matemática.

Mas todo olhar para o tempo passado se justifica na perspectiva da possibilidade de um devir, de construção de nossas oportunidades futuras. Assim, que as comemorações dos 25 anos da SBEM, que iniciam neste dia 28 de janeiroe que terão como ponto de culminância a realização do XI ENEM, em Curitiba-PR, sirvam como motivação para projetarmos o que queremos para os próximos 25 anos de  nossa Sociedade. É importante lembrar que este Projeto, construído há 25 anos, deve ser herdado pelos jovens educadores matemáticos, muitos deles formados nos nossos cursos de graduação ou pós-graduação, assim como em cursos de formação continuada, o que implica, inevitavelmente, pensando em nossa história, projetar novas perspectivas para o futuro que se inicia hoje. Por certo, o futuro construído por estes jovens educadores, a partir do legado que deixamos, em muito traduzirá os ensinamentos por nós deixados.

Reconhecimento, alegria, júbilo, reflexão e pensar os próximos 25 anos da SBEM devem dar o tom deste dia 28 de janeiro de 2013. Parabéns SBEM, parabéns EDUCADORES MATEMÁTICOS, parabéns a todos os que sonham, lutam e se dedicam por uma educação mais humana e qualificada, na qual a aprendizagem matemática tem papel preponderante.

Abraço festivo de toda equipe da DNE a todos os SBEMINIANOS.

Cristiano Alberto Muniz
Presidente da SBEM (2010-2013).

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.