GT04 - Educação Matemática no Ensino Superior
COORDENADORES
Angela Marta Pereira das Dores Savioli - UEL
VICE-COORDENADOR
Gabriel Loureiro de Lima - PUC/SP
EMENTA
O GT 04 tem como objetivo desenvolver, discutir e divulgar pesquisas relacionadas à aprendizagem e ao ensino de Matemática no Ensino Superior. Dentre seus objetos de pesquisa destacamos: a formação inicial e continuada de professores de Matemática; materiais didáticos, novas tecnologias de ensino, estratégias didáticas, práticas pedagógicas e abordagens alternativas para o ensino de conceitos em cursos superiores da área de matemática e de cursos nos quais a matemática é disciplina de serviço.
MEMBROS
Adriana Helena Borssoi - UTFPR - Londrina
Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho - Universidade Estadual de Londrina
André Luis Trevisan - UTFPR - Londrina
Ângela Marta Pereira das Dores Savioli - Universidade Estadual de Londrina - UEL
Arlindo José de Souza Junior - UFU - Universidade Federal de Uberlândia
Barbara Lutaif Bianchini - PUC São Paulo
Daniele Peres da Silva Martelozo - UENP - Cornélio Procópio
Debora Cristiane Barbosa Kernerv - UNOPAR - Londrina
Eleni Bisognin - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria - UNIFRA
Eloiza Gomes - Instituto Mauá de Tecnologia
Érika Maria Chioca Lopes - UFU - Universidade Estadula de Uberlândia
Francisco Regis Vieira Alves - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do estado do Ceará/ IFCE
Frederico da Silva Reis - UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto
Gabriel Loureiro de Lima - PUC São Paulo
Giselle Costa de Sousa - UFRN
Herminio Borges Neto - UFC
Jefferson Biajone - Faculdade de Tecnologia de Itapetininga
João Bosco Laudares - PUCMINAS
João César Moura Mota - Escola Integrada de desenvolvimento e inovação da UFC
José Carlos Pinto Leivas - Centro Universitário Franciscano de Santa Maria (UNIFRA)
Karly Barbosa Alvarenga - Universidade Federalde Goiás
Lais Cristina Viel Gereti - UFSC
Lilian Nasser - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Lourdes de la Rosa Onuchic - UNESP - Rio Claro
Luis Gonzaga Alves da Cunha - Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP
Marcelo Torraca - Secretaria de estado de educação do rio de janeiro
Marcia Maria Fusaro Pinto - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Márcio Vieira de Almeida - PUCSP
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz - Universidade do Estado da Bahia
Mariany Layne Souza - UEL - Londrina
Michelle Andrade Klaiber - UFTPR - Apucarana
Natália Barroso - UFCE
Nilza Eigenheer Bertoni
Norma Suely Gomes Allevato - Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP
Odirlei Silva Jesus - UFRN
Rafael Filipe Novoa Vaz - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Paracambi
Raquel Carneiro Dorr - UnB
Roberta D´Angela Menduni Bortoloti - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Rogerio Fernando Pires - ufscar
Rozane da Silveira Alves - UFPel - Universidade Federal de Pelotas
S. César Otero-Garcia - IFSP
Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin - Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga - SP
Sílvia Dias Alcântara Machado
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)
Sueli Liberatti Javaroni - UNESP
Tânia C B Cabral - UERGS - PUCRS
Vania Santos Wagner - UFRJ
Vanilde Bisognin, Centro Universitário Franciscano de Santa Maria (UNIFRA)
GT12 - Educação Estatística
COORDENADOR
Carlos Eduardo Monteiro - UFPE
VICE-COORDENADORA
Irene Maurício Cazorla - UESC
COMISSÃO CIENTÍFICA
Antonio Carlos de Souza - UNESP
Cassio Cristiano Giordano - FURG
Cristiane de Arimatéa Rocha - UFPE
CONTATO
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
EMENTA
Os pesquisadores do GT12 atuam na área de Educação Estatística, que tem como objetivo estudar e compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos cognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem, além da epistemologia dos conceitos estatísticos e o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino etc., visando o desenvolvimento do letramento estatístico. Para tal, a Educação Estatística utiliza-se de recursos teórico-metodológicos de outras áreas, como Educação Matemática, Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Matemática, além da própria Estatística.
MEMBROS
Ailton Paulo de Oliveira Júnior – UFABC - SP
Alexandre Côa - Sesi - SP
Alexandre Sousa da Silva – UNIRIO
Alissá Grymusa - UFRN
Amari Goulart - IFSP
Ana Paula Gonçalves Pita – Seduc São Vicente - SP
Anderson Henrique Costa Barros - UFMA
Anderson Marcolino de Santana - Seduc – PE
Anderson Rodrigo de Oliveira da Silva – Edumatec - UFPE
Antonio Carlos de Souza – Unesp
Auriluci de Carvalho Figueiredo - Unimes-Virtual - SP
Bruna Mayara Batista Rodrigues – UL – Portugal
Bruno Baia Palheta - Seduc PA
Camila Fernanda Bassetto Sampaio - Unesp
Carlos Antônio da Silva Lopes - Seduc PE
Carlos Eduardo Ferreira Monteiro - UFPE
Cassio Cristiano Giordano – FURG - RS
Celi Lopes – PUC-Campinas (*)
Celso Campos - PUC/SP
Chang Kuo Rodrigues – UFJF - MG
Clarissa Coragem Ballejo – ABE - RS
Cristiane de Arimatéa Rocha – UFPE
Debora Maciel Vilhena – FASEPA
Diêgo Bezerra de Melo Maciel - CONAB - PE
Diva Valério Novaes – IFSP
Domingos Antônio Lopes – Seduc Rio Grande - RS
Edicarlos Pereira de Sousa – UFCA - CE
Elisabete Rambo Braga - CEM Farroupilha - RS
Emilly Rayane Moura Diniz Santos - Edumatec-UFPE
Everton José Goldoni Estevam – UNESPAR - PR
Fátima Aparecida Kian – TJSP
Fernanda Angelo Pereira – Seduc Pirapetinga - MG
Flavia Luiza de Lira - UFPE
Francisca Brum Tolio – IFF - RS
Francisco Guimarães de Assis – Seduc PB
Geovane Carlos Barbosa – IFES
Gerlan Silva da Silva - UFSCar
Gilda Lisboa Guimarães – UFPE (*)
Irene Cazorla – UESC - BA
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos – UFPE
João Luis Dias Almeida – Seduc Goiânia - GO
José Ivanildo Felisberto de Carvalho – UFPE
José Roberto Costa Júnior – Seduc PB
Juscileide Braga de Castro - UFC - CE
Jussara Santos Rosa – UFS - SE
Justiani Hollas - Seduc SC
Kaiomarcos Luciano Santos Ferreira - Edumatec- UFPE
Keli Cristina Conti – UFMG
Kelly de Lima Azevedo Spinelli - Seduc Paulista PE
Leandro de Oliveira Souza – UFU - MG
Leandro do Nascimento Diniz – UFRB - BA
Levy de Oliveira Coelho – Edumatec - UFPE
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho – UFPE
Luan Costa de Luna - Labor Educacional
Luciana Neves Nunes – UFRGS
Magnus Cesar Ody – FACCAT - RS
Manoel Arthur Barbosa Correia - UFPE
Marciel José do Monte - SCGE - PE
Marcília Elane do Nascimento Pontes Seduc Jaboatão - PE
Marco Aurélio Kistemann Júnior - UFJF - MG
Marcos Nascimento Magalhães – USP
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar - Col. Pedro II - RJ
Maria Patrícia Freitas de Lemos – UFDPar - PI
Maria Silvânia Marques Xavier de Souza - Seduc CE
Marta Élid Amorim Mateus – UFS - SE
Mauren Porciúncula – FURG - RS
Milena Vasconcelos Gomes - IFCE
Miriam Cardoso Utsumi - UNICAMP
Nahum Isaque dos Santos Cavalcante – UFCG - PB
Paulo Afonso Lopes - IME - RJ
Paulo Cesar Oliveira - UFScar
Paulo Vitor da Silva Santiago – Seduc CE
Pedro Henrique Barcarolo - Seduc SP
Reinaldo Feio Lima – UFPA
Rejane Conceição Silveira da Silva - Seduc RS
Robson da Silva Eugênio – UPE
Rogers Barros de Paula - INMA-UFMS
Rute Borba – UFPE (*)
Samya de Oliveira Lima – URCA - CE
Sandra Cristina Martini Rostirola – IFC- SC
Sandra Gonçalves Vilas Bôas – UNIUBE - MG
Sandra Magina – UESC – BA (*)
Sezilia E. R.G. Olmo de Toledo - Seduc Campinas - SP
Sidney Silva Santos – Unicsul - SP
Silvânia da Silva Costa – UFS - SE
Solange Aparecida Corrêa – Esc. Comunit. de Campinas
Suzi Samá – FURG - RS
Thatiany Rodrigues Ferreira – Edumatec - UFPE
Tiago da Silva Gautério – IFSul - RS
Waleska Stefany Moura Diniz - Edumatec-UFPE
Wériton de Souza Lôbo – UEFS - BA
MEMBRO ASPIRANTE
Isaac Emmanuel da Silva - UFPE
GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO DO CNPQ
Grupo de Apoio Estatístico - GAE
Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF
Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática da UFABC - GEEM
Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório e Probabilístico - GERAÇÃO
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática - GEPEMAT
Grupo de Estudo e Pesquisa em Modelagem Matemática e Educação Estatística - GEPEME
Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística – GEPEP (GEDIM STATISTIC)
Grupo de Estudos e Planejamento de Aulas de Matemática - GEPLAN
Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística – GEPTEMatE
Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst
Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - GPEE
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística - GPEME
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística - GPEMatE
Grupo de Pesquisa em Educação Matemática, Estatística e em Ciências - GPEMEC
Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística
Grupo de pesquisa Equidade na Educação Matemática, Estatística e Científica - GEMEC
Grupo de pesquisa Investigação sobre Educação Estatística e Probabilística (IEEP)
Grupo de Pesquisa Processo de Ensino-aprendizagem da Matemática na Escola Básica - PEAMAT
Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística e Matemática - GIPEEM
REDES SOCIAIS
https://www.instagram.com/educacaoestatistica_gt12/
GT06 – Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
COORDENADORES
Daise Lago Pereira Souto - UNEMAT -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
VICE-COORDENADORES
Alexandre Rodrigues de Assis – SEEDUC/RJ -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rony Cláudio de Oliveira Freitas – IFES -
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
EMENTA
GT 06 é um Grupo de Trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Objetiva-se discutir pesquisas que abordem a Matemática, seu ensino e aprendizagem, seus processos de educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de tecnologia digitais e/ou Educação a Distância.
Este grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos outros Grupos de Trabalho, uma vez que abarca investigações que debatem a aprendizagem da Matemática, a formação de professores de Matemática, a produção de material digital de Matemática para inclusão, metodologias de ensino de Matemática, inserção no currículo de Matemática das TDIC e de componentes a distância, e questões relacionadas à avaliação da aprendizagem Matemática, vinculadas às TDIC e/ou à Educação a Distância.
Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM) – Link: http://www.gepeticem.ufrrj.br/
Grupo de Estudos e Pesquisa das Tecnologias em Engenharias e Educação Matemática (GEPETEEM) – Link: https://gepeteem.wixsite.com/matematica
Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM) – Link: https://www.facebook.com/gptpem.al/
Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (GEPTEMatE) – Link: http://prppg.unespar.edu.br/geptemate
Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação (GERE) – Link: http://gere.mat.br
Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática (PICEM) – Link: https://picemifsp.wixsite.com/picem
Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) - Link: https://ead-tec.furg.br
Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Digitais (GEPETD) - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1637413996390478
Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA) - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0446870736784271
Grupo de Pesquisa em TIC, Matemática e Educação Matemática - Link:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) – Link: https://igce.rc.unesp.br/#!/pesquisa/gpimem
Grupo de Pesquisa Formação Docente, Educação Matemática e Tecnologias – Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/547998
Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação Matemática (TecDEM) – Link: http://www4.pucsp.br/tecmem/
Grupo de Pesquisa Tendências no Ensino - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3713119779515054
HISTÓRICO
O Grupo de Trabalho “Educação Matemática: novas tecnologias e Educação a Distância” foi criado pela DNE da SBEM, na gestão da Tânia Campos, que propôs a realização do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) – o Seminário da SBEM para pesquisadores, e entendeu ser pertinente a organização de Grupos de Trabalho, a exemplo do que faz o PME (Psychology Mathematics Education – Congress) e o ICME (International Congress of Mathematics Education). A partir do projeto do SIPEM e dessa escolha, a DNE fez algumas consultas para indicar/nomear os coordenadores de cada GT.
Assim, o GT 06 no ano 2000 ficou sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, o qual foi convidado a exercer essa função no âmbito do I SIPEM, juntamente com a Profa. Dra. Marilena Bittar e a Profa. Dra. Ana Paula Jahn, até o ano de 2003. O I SIPEM, em Serra Negra (SP), contou com a participação de 124 pesquisadores em Educação Matemática distribuídos, no decorrer das edições do Seminário, em 12 Grupos de Trabalho – os chamados GTs da SBEM.
No II SIPEM, em 2003, na cidade de Santos (SP), a coordenação do GT passa para os Profs. Drs. Luiz Mariano Carvalho, Lulu Healy e Abgail Lins. No meio da vigência, a coordenação é assumida pela professora Abgail que se reelege no ano de 2006 durante o III SIPEM, ocorrido em Águas de Lindóia (SP). Nessa gestão, as Profas. Dras. Norma Suely Gomes Allevato e Suely Scherer também compuseram a coordenação.
No IV SIPEM, em Brasília, no ano de 2009, o GT 06 passa ser coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Rosa, Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral e Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, os quais assumiram juntamente com a SBEM Nacional diversos compromissos como a criação do site do GT e constituição do I Fórum de Tecnologias e Educação Matemática.
Na sequência, em 2012, no V SIPEM, realizado em Petrópolis-RJ, o GT 06 passa a ser coordenado pela Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, com vice-coordenação da Profa. Dra. Maria Madalena Dullius, que realizaram o II Fórum do GT 06 no Rio de Janeiro, com colaboração do Prof. Dr. Marcelo Bairral. Em 2015, em Pirinópolis-GO, no VI SIPEM, a coordenação passa à Profa. Dra. Nilce Fatima Scheffer, com vice-coordenação da Profa. Dra Verônica Gitirana e colaboração das Profas. Dras. Débora Laurino e Tanise Novello, sendo que, a Profa. Débora assumiu a vice-coordenação em 2017, por afastamento para qualificação da Profa. Verônica. O Grupo, nesse momento, está organizando o III Fórum do GT 06 que está programado para março de 2018, em Vitória-ES com a colaboração do Prof. Dr. Rony Freitas da SBEM-ES na coordenação do mesmo.
A necessidade de um grupo de trabalho (GT) que envolvesse o papel das tecnologias em termos de recursos e processos inerentes à Educação Matemática foi manifestada já na criação do I SIPEM. À época, inúmeras investigações nessa área já vinham sendo desenvolvidas, em diversas instituições nacionais envolvidas na formação inicial e/ou continuada de professores de Matemática, e em diversos programas de Pós-Graduação em Educação Matemática ou Educação.
O GT 06, desde então, teve suas pesquisas discutidas enquanto grupo de trabalho e marcou presença nas demais edições do SIPEM, a partir de pesquisadores provenientes de diferentes partes do Brasil. O número de participantes do GT 06, desde sua primeira edição, é variado. Os trabalhos submetidos, avaliados e aprovados para apresentação são frutos de pesquisas que tratam e suscitam o debate em torno das tecnologias e Educação Matemática, estabelecido no âmbito do GT. A discussão que se estabelece é gerada a partir do trabalho apresentado e tem continuidade nas questões levantas posteriormente pelos presentes à sessão de apresentação. A proposta é que o autor(es) possa(m) esclarecer aspectos teórico e/ou metodológicos da investigação realizada que eventualmente não tenham ficado explícitos e que possa(m) continuar e/ou promover pesquisas futuras em conjunto com outro(s) pesquisador(es) do grupo.
Nessa perspectiva, o texto apresentado pode ser encaminhado ao(s) organizador(es) de um livro que venha a representar o estado da arte daquele SIPEM e configurar o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. O(s) organizador(es) do livro configura(m)-se inicialmente pela coordenação atual do GT, embora possa, de acordo com interesse e disponibilidade, incluir outro(s) membro(s) do grupo que se propuser(em), e que seja(m) escolhido(s) pelo GT, a editar a produção havida. Até o momento, o GT 06 produziu o livro “Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores” (livro 7 da Coleção da SBEM), publicado em 2010 e organizado pelas Profas. Dras. Ana Paula Jahn e Norma Suely Gomes Allevato e o livro “Educação Matemática, tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas”, organizado pelos Profs. Drs. Maurício Rosa, Marcelo Bairral e Rúbia Barcelos Amaral, publicado pela Livraria da Física. Também ocorreu a publicação de uma edição temática da Educação Matemática em Revista, Ano 21, N.51, julho de 2016, que teve as Profas. Dras. Rúbia Barcelos Amaral e Maria Madalena Dullius como editoras.
MEMBROS
Alexandre Rodrigues de Assis – SEEDUC/RJ
Carloney Alves de Oliveira – UFAL
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar – PUC/SP
Cláudia Cristina Soares de Carvalho – IFSP
Daise Lago Pereira Souto – UNEMAT
Daniel da Silva Silveira – FURG
Deive Barbosa Alves – UFT
Eloisa Rosotti Navarro - UFPR
Gisele Pereira de Oliveira Xavier - UEMG
Fernanda Martins da Silva - UNESP
Fernando da Costa Barbosa – UFG
Geciara da Silva Carvalho – UEFS
Hercules Gimenez – SEDUC/MT
Jordan Gustavo da Silva - IFMA
Juliana Çar Stal – UNESP
Kelen Berra de Mello – IFRS
Loreni Aparecida Ferreira Baldini – AP
Liliane Xavier Neves - UESC
Luciane Mulazani dos Santos – UDESC
Marcelo Almeida Bairral – UFRRJ
Marcelo Batista Souza - UFRR
Marcelo de Carvalho Borba – UNESP
Marcos Paulo Henrique – Colégio Macedo Soares / SEEDUC-RJ
Maria Ivete Basniak – UNESPAR
Maria Madalena Dullius – UNIVATES
Marília Franceschinelli de Souza – IFSP Hortolândia
Maurício Rosa – UFRGS
Neil da Rocha Canedo Junior - SEJF
Nilce Fátima Scheffer – UFFS
Renan Oliveira Altoé – IFES
Renato Darcio Noleto Silva - IFMA
Rony Cláudio de Oliveira Freitas – IFES
Rosane Rossato Binotto - UFFS
Rosilângela Maria de Lucena Scanoni Couto – UFPE
Rozane da Silveira Alves - UFPel
Sandro Ricardo Pinto da Silva – UFAC
Sueli Liberatti Javaroni – UNESP
Tanise Paula Novello – FURG
Verônica Gitirana Gomes Ferreira – UFPE
Wagner da Silveira Marques – UCAM
GT06 – Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância (2)
EMENTA
GT 06 é um Grupo de Trabalho que aborda temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Objetiva-se discutir pesquisas que abordem a Matemática, seu ensino e aprendizagem, seus processos de educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de tecnologia digitais e/ou Educação a Distância.
Este grupo estabelece articulação com praticamente todas as temáticas dos outros Grupos de Trabalho, uma vez que abarca investigações que debatem a aprendizagem da Matemática, a formação de professores de Matemática, a produção de material digital de Matemática para inclusão, metodologias de ensino de Matemática, inserção no currículo de Matemática das TDIC e de componentes a distância, e questões relacionadas à avaliação da aprendizagem Matemática, vinculadas às TDIC e/ou à Educação a Distância.
Grupo de Estudos e Pesquisas das Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação Matemática (GEPETICEM) – Link: http://www.gepeticem.ufrrj.br/
Grupo de Estudos e Pesquisa das Tecnologias em Engenharias e Educação Matemática (GEPETEEM) – Link: https://gepeteem.wixsite.com/matematica
Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM) – Link: https://www.facebook.com/gptpem.al/
Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (GEPTEMatE) – Link: http://prppg.unespar.edu.br/geptemate
Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação (GERE) – Link: http://gere.mat.br
Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciências e Educação Matemática (PICEM) – Link: https://picemifsp.wixsite.com/picem
Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia (EaD-TEC) - Link: https://ead-tec.furg.br
Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Digitais (GEPETD) - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1637413996390478
Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA) - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0446870736784271
Grupo de Pesquisa em TIC, Matemática e Educação Matemática - Link:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM) – Link: https://igce.rc.unesp.br/#!/pesquisa/gpimem
Grupo de Pesquisa Formação Docente, Educação Matemática e Tecnologias – Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/547998
Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação Matemática (TecDEM) – Link: http://www4.pucsp.br/tecmem/
Grupo de Pesquisa Tendências no Ensino - Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3713119779515054
HISTÓRICO
O Grupo de Trabalho “Educação Matemática: novas tecnologias e Educação a Distância” foi criado pela DNE da SBEM, na gestão da Tânia Campos, que propôs a realização do I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) – o Seminário da SBEM para pesquisadores, e entendeu ser pertinente a organização de Grupos de Trabalho, a exemplo do que faz o PME (Psychology Mathematics Education – Congress) e o ICME (International Congress of Mathematics Education). A partir do projeto do SIPEM e dessa escolha, a DNE fez algumas consultas para indicar/nomear os coordenadores de cada GT.
Assim, o GT 06 no ano 2000 ficou sob a coordenação do Prof. Dr. Marcelo de Carvalho Borba, o qual foi convidado a exercer essa função no âmbito do I SIPEM, juntamente com a Profa. Dra. Marilena Bittar e a Profa. Dra. Ana Paula Jahn, até o ano de 2003. O I SIPEM, em Serra Negra (SP), contou com a participação de 124 pesquisadores em Educação Matemática distribuídos, no decorrer das edições do Seminário, em 12 Grupos de Trabalho – os chamados GTs da SBEM.
No II SIPEM, em 2003, na cidade de Santos (SP), a coordenação do GT passa para os Profs. Drs. Luiz Mariano Carvalho, Lulu Healy e Abgail Lins. No meio da vigência, a coordenação é assumida pela professora Abgail que se reelege no ano de 2006 durante o III SIPEM, ocorrido em Águas de Lindóia (SP). Nessa gestão, as Profas. Dras. Norma Suely Gomes Allevato e Suely Scherer também compuseram a coordenação.
No IV SIPEM, em Brasília, no ano de 2009, o GT 06 passa ser coordenado pelo Prof. Dr. Maurício Rosa, Prof. Dr. Marcelo Almeida Bairral e Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, os quais assumiram juntamente com a SBEM Nacional diversos compromissos como a criação do site do GT e constituição do I Fórum de Tecnologias e Educação Matemática.
Na sequência, em 2012, no V SIPEM, realizado em Petrópolis-RJ, o GT 06 passa a ser coordenado pela Profa. Dra. Rúbia Barcelos Amaral, com vice-coordenação da Profa. Dra. Maria Madalena Dullius, que realizaram o II Fórum do GT 06 no Rio de Janeiro, com colaboração do Prof. Dr. Marcelo Bairral. Em 2015, em Pirinópolis-GO, no VI SIPEM, a coordenação passa à Profa. Dra. Nilce Fatima Scheffer, com vice-coordenação da Profa. Dra Verônica Gitirana e colaboração das Profas. Dras. Débora Laurino e Tanise Novello, sendo que, a Profa. Débora assumiu a vice-coordenação em 2017, por afastamento para qualificação da Profa. Verônica. O Grupo, nesse momento, está organizando o III Fórum do GT 06 que está programado para março de 2018, em Vitória-ES com a colaboração do Prof. Dr. Rony Freitas da SBEM-ES na coordenação do mesmo.
A necessidade de um grupo de trabalho (GT) que envolvesse o papel das tecnologias em termos de recursos e processos inerentes à Educação Matemática foi manifestada já na criação do I SIPEM. À época, inúmeras investigações nessa área já vinham sendo desenvolvidas, em diversas instituições nacionais envolvidas na formação inicial e/ou continuada de professores de Matemática, e em diversos programas de Pós-Graduação em Educação Matemática ou Educação.
O GT 06, desde então, teve suas pesquisas discutidas enquanto grupo de trabalho e marcou presença nas demais edições do SIPEM, a partir de pesquisadores provenientes de diferentes partes do Brasil. O número de participantes do GT 06, desde sua primeira edição, é variado. Os trabalhos submetidos, avaliados e aprovados para apresentação são frutos de pesquisas que tratam e suscitam o debate em torno das tecnologias e Educação Matemática, estabelecido no âmbito do GT. A discussão que se estabelece é gerada a partir do trabalho apresentado e tem continuidade nas questões levantas posteriormente pelos presentes à sessão de apresentação. A proposta é que o autor(es) possa(m) esclarecer aspectos teórico e/ou metodológicos da investigação realizada que eventualmente não tenham ficado explícitos e que possa(m) continuar e/ou promover pesquisas futuras em conjunto com outro(s) pesquisador(es) do grupo.
Nessa perspectiva, o texto apresentado pode ser encaminhado ao(s) organizador(es) de um livro que venha a representar o estado da arte daquele SIPEM e configurar o que vem sendo investigado no campo da Educação Matemática frente às Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação a Distância. O(s) organizador(es) do livro configura(m)-se inicialmente pela coordenação atual do GT, embora possa, de acordo com interesse e disponibilidade, incluir outro(s) membro(s) do grupo que se propuser(em), e que seja(m) escolhido(s) pelo GT, a editar a produção havida. Até o momento, o GT 06 produziu o livro “Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores” (livro 7 da Coleção da SBEM), publicado em 2010 e organizado pelas Profas. Dras. Ana Paula Jahn e Norma Suely Gomes Allevato e o livro “Educação Matemática, tecnologias digitais e Educação a Distância: pesquisas contemporâneas”, organizado pelos Profs. Drs. Maurício Rosa, Marcelo Bairral e Rúbia Barcelos Amaral, publicado pela Livraria da Física. Também ocorreu a publicação de uma edição temática da Educação Matemática em Revista, Ano 21, N.51, julho de 2016, que teve as Profas. Dras. Rúbia Barcelos Amaral e Maria Madalena Dullius como editoras.
COORDENADORES
Coordenador: Wagner da Silveira Marques – UCAM/FAETEC
Vice-coordenadora: Nilce Fátima Scheffer – UFFS
MEMBROS
Alexandre Rodrigues de Assis – SEEDUC/RJ
Carloney Alves de Oliveira – UFAL
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar – PUC/SP
Cláudia Cristina Soares de Carvalho – IFSP
Daise Lago Pereira Souto – UNEMAT
Daniel da Silva Silveira – FURG
Deive Barbosa Alves – UFT
Fernando da Costa Barbosa – UFG
Geciara da Silva Carvalho – UEFS
Hercules Gimenez – SEDUC/MT
Kelen Berra de Mello – IFRS
Loreni Aparecida Ferreira Baldini – FAP
Luciane Mulazani dos Santos – UDESC
Marcelo Almeida Bairral – UFRRJ
Marcelo de Carvalho Borba – UNESP
Marcos Paulo Henrique – Colégio Macedo Soares / SEEDUC-RJ
Maria Ivete Basniak – UNESPAR
Maria Madalena Dullius – UNIVATES
Maurício Rosa – UFRGS
Nilce Fátima Scheffer – UFFS
Rony Cláudio de Oliveira Freitas – IFES
Rosilângela Maria de Lucena Scanoni Couto – UFPE
Rozane da Silveira Alves - UFPel
Sandro Ricardo Pinto da Silva – UFAC
Sueli Liberatti Javaroni – UNESP
Tanise Paula Novello – FURG
Verônica Gitirana Gomes Ferreira – UFPE
Wagner da Silveira Marques