Diretoria Regional do Espírito Santo

Diretoria atual

Diretor: Prof. Lauro Chagas e Sá (Ifes/Vila Velha)
Vice-Diretor:
Prof. Jorge Henrique Gualandi (Ifes/Cachoeiro do Itapemirim)
1º Secretário:
Profa. Bruna Zution Dalle Prane (Ifes/Vitória)
2º Secretária:
Profa. Dayane de Souza Gomes (Prefeitura Municipal de Serra)
1º Tesoureiro:
Prof. Elcio Pasolini Milli (Secretaria de Educação do Espírito Santo)
2º Tesoureira: Profa. Solange Taranto de Reis (Ifes/Vitória)
1º Suplente: Profa. Ayandara Pozzi de Moraes Campos (Prefeitura Municipal de Cariacica e Prefeitura Municipal de Vila Velha)
2º Suplente: Mariana dos Santos Cezar (Ifes/Nova Venécia)

Grupo de apoiadores:

Profa. Aparecida Ferreira Lopes (Prefeitura Municipal de Vitória e Prefeitura Municipal de Vila Velha)
Profa. Sandra Aparecida Fraga da Silva (Ifes/Vitória).

2018 a 2021:

Diretora: Rúbia Carla Pereira (Ifes Campus Viana)
Vice-Diretora: Aparecida Ferreira Lopes (Prefeitura Municipal de Vila Velha – Vitória)
1º Secretário: Vito Rodrigues Fransozi  (Ifes Reitoria)
2º Secretário: Alexandre Krüger Zocolotti (Ifes Campus Vitória)
1º Tesoureiro: Alex Jordane de Oliveira (Ifes Campus Vitória)
2º Tesoureiro: Élcio Pasolini Milli (Secretaria de Educação do Espírito Santo)
1º Suplente: Fernando Campos Alves (Prefeitura Municipal de Vitória)
2ª Suplente: Waldileria Silva Viana(Ifes Campus Vitória)

Grupo de apoiadores:
Profª Organdi Mongin Rovetta (Rede Estadual – Iconha)
Prof. Jorge Henrique Gualandi (Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim),
Prof. Arildo Castelluber (UFES Campus São Mateus)
Prof. Valdinei (UFES Campus São Mateus).

2015 a 2018:
Diretor: Rony Cláudio de Oliveira Freitas
Vice-Diretor: Moysés Gonçalves Siqueira Filho
1º Secretário: Lauro Chagas e Sá
2º Secretária: Aparecida Ferreira Lopes
1º Tesoureiro: Tércio Luis Cossetti
2º Tesoureira: Rubia Carla Pereira


2007 a 2012
Diretora: Sandra Aparecida Fraga da Silva
Vice-Diretor: Eduardo Vianna Gaudio
1º Secretário: Dóris Reis de Magalhães
2º Secretário: Eliana Loretti
1º Tesoureiro: Ozirlei Tereza Marcilino
2º Tesoureiro: Hiury Helmer

2003 a 2006
Diretora: Roseane Sobrinho Braga
Vice-diretor: Gilson Puppin
1º Secretária: Ana Maria Côgo
2º Secretário: Rony Cláudio de Oliveira Freitas
1º Tesoureiro: Camilo Bonfim Ribeiro
2º Tesoureiro: Aparecida Ferreira Lopes

1999 a 2002
Secretária Geral: Maria Auxiliadora Vilela Paiva
1º Secretária: Maria da Conceição B. Bonaldi
2º Secretária: Lígia Arantes Sad
Secretário de Interiorização: Moysés Gonçalves Siqueira Filho
1º Tesoureira: Roseane Sobrinho Braga
2º Tesoureiro: Marcelo C. Cavalcanti
 

1991 a 1998
Secretária Geral: Isabel Cristina Rabelo Gomes
1º Secretário: Luciano Machado Couto
2º Secretário: Ricardo Dalla Bernardina
3º Secretária: Leila Azevedo de Figueiredo
1º Tesoureiro: José Mauro Santangelo
2º Tesoureiro: José Arlon da Silva
 

1990 - 1991
Secretária geral: Maria Auxiliadora Vilela Paiva;
Vice-diretora: Ana Lúcia Junqueira
1º Secretária: Izabel Cristina Rabelo Gomes
2º Secretária: Ligia Arantes Sad
1º Tesoureiro: Taciano Fernandes Correa
 Tesoureiro: Alexandre César Grandi Cid

 

Histórico

A primeira reunião para se discutir a fundação da SBEM-ES foi feita em 05/09/1990, na Escola Técnica Federal do Espírito Santo, com presença, entre outros, de professores envolvidos o Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (LEACIM). Naquele momento foi eleita uma diretoria provisória.

Em 26/06/1991, foi então empossada a primeira Secretaria Executiva eleita da SBEM-ES. 

A SBEM-ES teve seu regimento aprovado publicado no jornal A Gazeta (AG) de 10/04/1991, posteriormente protocolado em cartório pela primeira diretoria acima citada e aprovado pela SBEM Nacional ainda em 1991.

Nesse período de 1990 a 1993, a SBEM-ES promoveu, entre outros, o 1o, 2o e 3o Encontros Capixaba de Educação Matemática, bem como Oficinas educacionais (como de Frações, Jogos e Material Didático), Cursos de interesse (como de Geometria, Resolução de Problemas e Introdução à Informática) e Palestras.

Devido a uma série de fatores (como greve prolongada dos professores do Estado, dos professores federais e afastamentos para doutoramento de alguns professores que lideravam as atividades da nossa sociedade regional), ficou incluso o processo eleitoral para o biênio 93/94 da direção da SBEM-ES, e tivemos um período de "letargia" até o ano de 1998, quando então foi composta uma Comissão Provisória de Revitalização a fim de regularizar e reativar nossa sociedade regional. Assim, em AG de 10/09/1999, foi empossada a nova Secretaria Executiva Eleita.

Este grupo passou a contar com a participação de outros professores do Ensino básico do Estado, como Ana Maria Cogo. Passou a atuar até 2002, nas reuniões do CND (Conselho Deliberativo) da SBEM Nacional, criando o Grupo de Trabalho sobre Formação de Professor da SBEM. Além disso, a SBEM-ES atuou nas discussões dos fóruns de Licenciatura nacionais e regionais com vistas à mudança do projeto nacional para Formação de Professores de Matemática.

No ano de 2002, os membros da SBEM-ES participarem do Fórum Baiano e do Fórum Nacional na PUC de SP. No Espírito Santo foi organizado o Fórum Regional, com a participação de todas as Faculdades e Universidades do estado que possuíam curso de Licenciatura em Matemática. As discussões e resultados dos fóruns foram levados ao CNE para que fossem incorporadas às discussões e deliberações deste órgão do MEC. Em 19/10/2002, tomou posse a nova diretoria da SBEM-ES.

 

 

De 1994 a 2006 a SBEM-ES teve como ações locais:

  • 1994 a 1999 – promoção do III e IV Encontros Capixabas de Educação Matemática, dando continuidade aos dois primeiros já promovidos nos anos anteriores por um grupo de professores do Departamento de Matemática da UFES;
  • 2000 - 1ª Jornada de Educação Matemática – Palestrante: Ubiratan D'Ambrósio, no Alice Vitória Hotel;
  • 2001 - 2ª Jornada de Educação Matemática – Palestrante: Luiz Márcio Imenes (Scipione-SP) e Paulo Figueiredo Lima (UFPE-PE),  na Faculdade São Camilo Cachoeiro;
  • 2000 - V Encontro Capixaba de Educação Matemática, na UFES, contando como palestrantes convidados Regina Buriasco (UEL- PR), João Frederico Meyer (Unicamp-SP);
  • 2002 - VI Encontro Capixaba de Educação Matemática, no CEFETES (IFES), contando como palestrantes convidados Nilson José Machado(USP), Paula Baltar e Frank Bellemain (UFPE-PE);
  • 2004 - VII Encontro Capixaba de Educação Matemática, no CEFETES (atual Ifes). Como palestrantes João Bosco Pitombeira de Carvalho (PUC-RJ), Izabel Urtigão (UFERJ- RJ);
  • 2006 - VIII Encontro Capixaba de Educação Matemática, no CESAT-SERRA- ES. Como palestrantes Luiz Márcio Imenes (FTD-SP), Elizabeth Belford (UFRJ) e Vicente Garnica (UNESP_Rio Claro-SP). 

Nacionalmente, a SBEM-ES teve participação ativa nos encontros de outros estados da federação oferecendo palestras, mesas redondas e oficinas. No Seminário de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) teve participação na organização do GT de formação de professores e com apresentação de pesquisas.

Vários foram os cursos e oficinas oferecidas pela SBEM-ES visando a formação do professor de Matemática em nosso estado, principalmente quando o LEACIM estava ativo e houve parcerias com a CAPES e SETEC. Um dos serviços relevantes da SBEM no ES foi o intercâmbio com outras Instituições de outros Estados da Federação e a divulgação, entre seus membros, de congressos e de cursos de Mestrado e Doutorado, o que incentivou muitos de nos levou a cursar em outros estados cursos diversos.

EM 2006 houve nova Eleição, no Encontro Capixaba de Educação Matemática realizado no CESAT-ES. Ações dessa diretoria:

  • 2007 – Dois números de Boletim da SBEM-ES
  • 22 de novembro de 2007 – I Fórum Capixaba de Licenciaturas em Matemática – realizamos um debate com os coordenadores de curso de licenciatura em Matemática do estado do Espírito Santo, em preparação para o Fórum nacional de licenciaturas em matemática.
  • 2008 – Apoio a Jornada em Educação Matemática 2008: Tendências, pesquisas e processos de ensino, aprendizagem e avaliação de matemática no Auditório do CE – IC IV na UFES
  • 2008 – Organização junto com a Coordenadoria de Matemática do CEFETES do II Seminário de Educação matemática e Educação Tecnológica novembro de 2008, no CEFETES (atual IFES)
  • 2009 – Apoio a Jornada em Educação Matemática 2009: Tendências, pesquisas e processos de ensino, aprendizagem e avaliação de matemática no Auditório do CE – IC IV na UFES
  • Em 2010, a diretoria da SBEM-ES organizou juntamente com o Grupo de Estudos em Educação Matemática do Espírito Santo, PPGE/UFES o VIII Encontro Capixaba de Educação Matemática, que teve como tema norteador “Práticas de ensino e aprendizagem de matemática: cultura e diversidade”.

 

  • O IX Encontro Capixaba de Educação Matemática foi realizado em 2012 juntamente com a II Semana de Matemática do Ifes/Vitória e o III Seminário de Educação Matemática e Educação Tecnológica. O tema do evento foi "Indissociabilidade entre educação matemática, educação tecnológica e inclusão social".

 

Além do Encontro Capixaba de Educação Matemática, a SBEM-ES esteve presente em eventos como a Jornada Científica em Educação em Ciências e Matemática (Jecim) e a Semana de Matemática da Ufes/São Mateus.

Após a realização do IX Capixaba de Educação Matemática, foi realizada a eleição para nova diretoria.

Com representantes de diversos segmentos (pesquisadores do instituto federal, aluno de licenciatura, professores da rede pública), a nova diretoria tem como metas:

  • Organizar o X Encontro Capixaba de Educação Matemática em 2014;
  • Fortalecer a ampliar o quadro de sócios da SBEM-ES;
  • Promover minicursos relacionados a temáticas de interesse de professores e estudantes de matemática em diversos municípios do estado;
  • Fazer parcerias com UFES, Ifes, Governo do Estado e Prefeituras visando aproximação com seus professores;
  • Buscar parcerias de forma a conseguir uma sede própria;
  • Fortalecer a SBEM-ES perante a SBEM nacional;
  • Dar visibilidade local à SBEM-ES e às ações regionais relacionadas com Educação Matemática;
  • Elaborar boletins periódicos contendo ações da SBEM-ES e de seus sócios;
  • Fortalecer a educação matemática no Espírito Santo por meio de parcerias e ações em universidades e faculdades públicas e privadas do Espírito Santo.
  • Incentivar pesquisas em educação matemática por meio de seminários, encontros, congressos e jornadas.
  • Promover espaços de formação e capacitação de alunos e professores por meio de oficinas e palestras periódicas com temáticas pertinentes à educação matemática.
  • Organizar um diretório com grupos de educação matemática atuantes no Espírito Santo e socializar suas produções.
  • Divulgar contribuições de pesquisas realizadas no ES em eventos nacionais.

 

Contato:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site: https://sbemcapixaba.org
Facebook: https://www.facebook.com/sbem.es
Instagram: https://www.instagram.com/sbem.es
YouTube: https://youtube.com/sbemcapixaba

Portal Mec CNPQ CAPES SBPC Anped CIAEM FISEM

Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2012. Todos os direitos reservados.