Diretoria Regional do Distrito Federal
Diretora Regional: Amanda Marina Andrade Medeiros de Carvalho
Vice-Diretora: Marcia Rodrigues Leal
Primeira Secretária: Raquel Carneiro Dörr
Segundo Secretário: Vitor Estevam dos Santos
Primeira Tesoureira: Milene de Fátima Soares
Segunda Tesoureira: Meire Nadja Meira de Souza
Primeira Suplente: Juliana Campos Sabino de Souza
Segunda Suplente: Alessandra Lisboa da Silva
Diretoria anterior (2017-2020)
Diretor: Tiago Felipe de Oliveira Alves - Instituto Federal de Brasília
Vice-diretor: Amanda Marina Andrade Medeiros de Carvalho, Universidade de Brasília
Primeira Secretária: Raimunda de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Segunda Secretária: Andréia Júlio Rocha de Oliveira - Universidade Estácio de Sá
Primeiro Tesoureiro: Alexandre Tolentino de Carvalho, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Segundo Tesoureiro: Mateus Gianni Fonseca, Instituto Federal de Brasília
Primeiro suplente: Ítalo Modesto Dutra, Instituto Federal de Brasília
Segundo suplente: Cleia Alves Nogueira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
2014-2017:
Diretora: Regina da Silva Pina Neves – Departamento de Matemática - Universidade de Brasília
Vice-diretor: Cristiano Alberto Muniz – Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
Primeira secretária: Edilene Simões Costa dos Santos - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
Segunda secretária: Raquel Soares Santana – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
Terceira secretária: Daniela Souza Lima – Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e FAJESU/Projeção.
Primeiro tesoureiro: Vilmondes Rocha – Universidade Católica de Brasília e Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Segunda tesoureira: Raquel Carneiro Dörr – Departamento de Matemática - Universidade de Brasília
2011 a 2014
Diretor: Mauro Luiz Rabelo
Vice-diretora: Erondina Barbosa da Silva
Secretário: Cleyton Gontijo
1º Secretária: Erondina Barbosa da Silva
2º Secretária: Carmyra O Batista
3º Secretária: Sandra A. Baccarin
1º Tesoureiro: Raimundo Rocha
2º Tesoureiro: Josaphat Morisson de Moraes
Obs 1: Em 27/06/2009, o 3º tesoureiro (Josaphat Morisson de Moraes) foi substituído pela Professora Regina da Silva Pina Neves.
Obs 2: Em 16/07/2010, foram substituídos o 1º Secretário (Cleyton Hércules Gontijo) e a 3ª tesoureira (Regina da Silva Pina Neves), em virtude terem sido eleitos para a diretoria nacional.
Obs 3: Em 19/02/2011, a 1ª tesoureira (Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin) foi substituída por Mauro Luiz Rabelo.
Estas modificações levaram a uma recomposição da diretoria que ficou com a seguinte configuração:
Diretora: Maria Terezinha Jesus Gaspar
1º Secretária: Erondina Barbosa da Silva
2º Secretária: Carmyra Oliveira Batista
3º Secretária: Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho
1º Tesoureiro: Mauro Luiz Rabelo
2º Tesoureiro: Raimundo Rocha
3º Tesoureira: Deire Lúcia de Oliveira
Diretora: Nilza Eigenheer Bertoni
1º Secretário: Cristiano Alberto Muniz
2º Secretária: Maria Terezinha Jesus Gaspar
3º Secretária: Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin
1º Tesoureiro: Rui Seimetz
2º Tesoureiro: Raimundo Rocha
3º Tesoureiro: Ivone Miguela Mendes
Diretora: Maria Terezinha Jesus Gaspar
1º Secretária: Erondina Barbosa da Silva
2º Secretária: Rui Seimetz
1º Tesoureiro: Cristiano Alberto Muniz
2º Tesoureira: Silvana Silva Iunes
A 2º Tesoureira ( foi substituída, a pedido, em 25/09/2004, pelo Professor Raimundo da Rocha (SEDF) e a 1ª Secretária foi substituída, a pedido, em 18/07/2005 pela Professora Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin
Diretor: Jorge de O. Brandão
1º Secretária: Karly Barbosa Alvarenga
2º Secretária: Regina da S. Pina Neves
3º Secretária: Maria Terezinha J. Gaspar
1º Tesoureiro: Francisco de A. da S. Ferreira
2º Tesoureiro: Jorge Cássio Costa Nóbriga
3º Tesoureira: Erondina Barbosa da Silva
Obs: Diretoria renunciou entre 22/08 a 08/09/2003 e, em 29/11/2003, foi eleita nova diretoria para concluir o mandato iniciado.
Diretor: Cristiano Alberto Muniz
1º Secretária: Nilva Ana Perini
2º Secretária: Maria Adélia do Nascimento Filha
1º Tesoureira: Regina Sônia Mello
2º Tesoureiro: Eronaldo Soares de Almeida
Secretária Geral: Nilza Eigenheer Bertoni
1º Secretária: Avelina Pereira Neves
2º Secretária: Karly Barbosa Alvarenga
3º Secretário: Reginaldo Ramos de Abreu
1º Tesoureiro: Antonio Villar Marques de Sá
2º Tesoureira: Luzia Adriana Faquinelli de Sousa
3º Tesoureira: Silvana Silva Iunes
Obs: A professora Nilza, não presente à reunião, declinou do cargo em 16/03/1996.
1º Secretária: Karly Barbosa Alvarenga
2º Secretário: Reginaldo Ramos de Abreu
3º Secretária: Silvana Silva Iunes
1º Tesoureiro: Antonio Villar Marques de Sá
2º Tesoureira: Luzia Adriana Faquinelli de Sousa
É importante ressaltar que, em 1988, no II Encontro Nacional de Educação Matemática – II ENEM, realizado em Maringá-PR, a Professora Nilza Eigenheer Bertoni foi eleita Secretária Geral da SBEM Nacional (correspondente ao cargo atual de Presidente) e o Professor Cristiano Alberto Muniz , o 1º tesoureiro da SBEM. Desse modo, havia uma inserção do grupo de Brasília no cenário das discussões nacionais sobre educação matemática.
No mesmo ano, aconteceu no Distrito Federal a primeira reunião com a finalidade de criar uma Regional da SBEM, com a participação de cerca de 30 professores, quando foi constituída uma Comissão Pró Regional SBEM-DF, formada pelos professores: Matheus L. P. dos Santos, José Aluizio F. Lima, Maria de Fátima C. Ribeiro, Paulo Chagas, João dos Reis, Rafaela M. Guidi e Luciana C. Scheuffler. Visando a divisão de trabalhos, os membros da Diretoria Nacional presentes à reunião – Professora Nilza e professor Cristiano – não fizeram parte da comissão, continuando com as tarefas de constituição da nova sociedade em nível nacional. Por dificuldades diversas, a Comissão local não conseguiu organizar um encontro no qual se pretendia fundar o núcleo regional da Sociedade.O término do Projeto “Um novo Currículo” (final de 1989), a aposentadoria da Professora Nilza Bertoni (1992), além do fim da sua gestão à frente da SBEM nacional (meados de 1990) parece ter arrefecido as discussões da criação da SBEM-DF.
O logo da SBEM-DF
Processo de criação
– Foi feito um estudo da letra “S”, transformando-a em “objeto”.– Reconstituiu-se esse “objeto” a partir da junção de dois triângulos isósceles, deformados e inclinados para dar o formato do “S”.
– Um dos vértices do triângulo abriga a esfera, que além de ser um elemento matemático/ geométrico, simboliza a solidez, o processo continuado de aperfeiçoamento, onde o início e o fim estão em contínuo entrelaçamento na busca da solução de um problema.
Contato:
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Página da SBEM-DF: http://www.sbemdf.com/
Facebook: https://www.facebook.com/sbemdf
Endereço: Universidade de Brasília – UnB, Campus Darcy Ribeiro, Prédio Multiuso, 1, 1º andar, Bloco C, Sala C1 25-2, Asa Norte, Brasília-DF, CEP: 70.910-900
Encontros Regionais
I Jornada de Educação MatemáticaData: 28/11/1998
Local: CEUB
II Encontro Brasiliense de Educação Matemática – II EBREM
Data: 20 a 22/09/2002
Local: Universidade Católica de Brasília – UCB
Anais
III Encontro Brasiliense de Educação Matemática – III EBREM
Data: 24 a 26 de Março de 2006
Local: Faculdade Jesus Maria José - FAJESU
Data: 19 a 21 de setembro de 2008
Local: Faculdade Jesus Maria José - FAJESU
Anais: Comunicação Científica
Mini-curso
Palestras
Pôster
Relatos
V Encontro Brasiliense de Educação Matemática – V EBREM
Data: 23 a 25 de setembro de 2011
Local: Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EAPE, da SEDF.
Anais: Palestras
Pôster
Relatos
Eventos que promove:
Além dos encontros regionais, a SBEM-DF promoveu ou tem promovido
1) Seminários internos temáticos
Destinados à discussão e aprofundamento sobre temas especiais (Avaliação 2007; Uso do material dourado 2006)
2) Oficinas destinadas a professores – alta concentração no período 1999/2004 – Atividades com 4 horas de duração, que acontecia e aos sábados, e tinha como objetivo discutir um tema relacionado ao processo de ensino e aprendizagem, dentro dos princípios da Educação Matemática. São exemplos de oficinas:
Data |
Oficina |
Ministrante |
03/04/2004 |
Um novo paradigma no ensino de frações - Desenvolvimento ao longo do ensino fundamental |
Nilza Eigenheer Bertoni – UnB (aposentada)
|
08/05/2004
|
- Simetria
|
Maria Terezinha Jesus Gaspar – UnB |
19/03/2005 |
Trabalhando funções do 1º e 2º graus com os softwares Wimplot (livre) e Cabri Géomètre |
Sandra Aparecida de Oliveira Baccarin |
3) Cursos para professores – alta concentração no período 2006/2008
Diferentemente das oficinas, os cursos tinham maior duração (entre 40H e 60h) e objetivavam o aprofundamento de temáticas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva da educação matemática. São exemplos de cursos ministrados pela SBEM-DF:
Período |
Duração |
Curso |
Ministrantes |
23/09 a 25/11/2006 |
40h |
“Álgebra – cálculo algébrico e equações (5ª a 8ª/EF)”, |
Nilza Eigenheer Bertoni (UnB aposentada), Raimundo da Rocha (SEDF), Rui Seimetz (UnB) Sandra Baccarin (Colégio Madre Carmem Sales) |
02/09 a 25/11/ |
12h |
Números decimais, operações e medidas |
Carmyra Oliveira Batista, Erondina Barbosa da Silva e Sueli Brito Lira de Freitas |
21/04 a 24/11/2007 |
62h |
Matemática na educação infantil e nos anos iniciais |
Cristiano Alberto Muniz (UnB_, Erondina Barbosa da Silva (SEDF), Ivone Miguela Mendes (SEDF), Cristiana Teixeira, Lady Sakay, Verônica Larrat Pricken (SEDF) e Elissandra de O. Almeida |
4) Seminários Nilza Eigenheer Bertoni
Realizados desde 2010, a cada dois anos, com temáticas variadas. O objetivo principal é reunir professores da educação básica, estudantes de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e pesquisadores das áreas de Matemática, História da Matemática, Educação Matemática, Pedagogia e afins, para discutir questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática desenvolvidos em sala de aula.
Período |
Temática |
Inscrições |
14 e 15/07/2010 |
Estudo e análise das contribuições da Professora Nilza Eigenheer Bertoni nos processos de formação de professores que ensinam Matemática (tanto em relação à formação inicial quanto em relação à formação continuada) e na elaboração e implantação de propostas curriculares para a área de Matemática na rede pública de educação básica do Distrito Federal. |
223 |
09 e 10/11/2012 |
Diálogos sobre escola, ensino e aprendizagem em matemática |
202 |
5) Fórum das licenciaturas
Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2011, foi realizado o Fórum das Licenciaturas do DF. Nesse fórum estiveram presentes representantes de todas as instituições que possuem a licenciatura em Matemática: Universidade de Brasília - UnB, Universidade Católica de Brasília - UCB, Faculdade Jesus Maria José - Fajesu, Faculdade Águas Emendadas, Faculdade de Ciências Sociais e Tcnológicas-facitec, Faculdade Anhanguera.
6) Circuitos de Vivências em Educação Matemática
Os circuitos de vivências iniciaram-se em 20/11/2004 e têm como principal objetivo socializar conhecimentos matemáticos em forma de atividades lúdicas e interativas, por meio de rodízio em pequenas oficinas, com duração de 30 ou 40 minutos cada uma. Além de envolver um conhecimento matemático significativo, as vivências são orientadas para serem construídas dentro dos princípios da Educação Matemática.
As vivências são desenvolvidas por professores e estudantes dos cursos de Matemática e de Pedagogia das diversas instituições de ensino superior de DF e também por professores da Secretaria de Educação do DF, que trabalham voluntariamente, aos sábados.
O Circuito de Vivências são desenvolvidos em escolas da rede pública de ensino do DF. De 2004 até 2013 foram realizados 20 Circuitos de vivências, como mostra quadro a seguir:
Data |
Local |
Região |
Nº de vivências |
Nº de participantes |
20/11/2004 |
Universidade de Brasília |
Plano piloto |
10 |
56 |
08/12/2007 |
Escola Classe 405 Sul |
Plano Piloto |
8 |
34 |
01/11/2008 |
Centro Educacional 03 |
Guará |
8 |
180 |
04/04/2009 |
CEF 619 |
Samambaia |
12 |
131 |
09/05/2009 |
Mat/UnB (Circuito Malba Tahan) |
Plano Piloto |
23 |
147 |
27/06/2009 |
Colégio La Salle |
Águas Claras |
17 |
67 |
22/08/2009 |
CEF Cerâmica São Paulo |
São Sebastião |
13 |
387 |
26/09/2009 |
CEF 01 |
Sobradinho |
10 |
100 |
24/04/2010 |
EAPE |
Plano Piloto |
12 |
190 |
22/05/2010 |
CEF 04 |
Guará |
15 |
216 |
21/08/2010 |
Escola Classe 39 |
Taguatinga |
10 |
161 |
18/09/2010 |
CEF 01 |
Núcleo Bandeirante |
12 |
63 |
26/03/2011 |
Escola Classe Sonhém de Cima |
Sobradinho |
4 |
91 |
24/04/2011 |
EAPE |
Plano Piloto |
12 |
190 |
28/05/2011 |
Escola Classe 512 |
Samambaia |
10 |
238 |
28/04/2012 |
CEF 01 |
Cidade Estrutural |
20 |
250 |
25/08/2012 |
CEF 31
|
Ceilândia |
15 |
334 |
25/08/2012 |
CEF 01
|
Planaltina |
12 |
126 |
13/04/2013 |
Centro Educacional 06 |
Gama |
15 |
225 |
11/05/2013 |
CEF 08 (Circuito Malba Tahan) |
Sobradinho |
12 |
232 |
7) I Mostra de Educação Matemática “História da Matemática e Cidadania”
Ocorrida em 21/11/2009, na FAJESU, essa mostra socializou por meio de palestras, oficinas, pôsteres e exposições produções de pesquisadores e educadores do DF na área de educação matemática. Participaram da mostra 171 pessoas.
8) I MOSTRA DE TRABALHOS DAS ESCOLAS DO DF
Ocorrida durante o III EBREM, 24 a 26 de Março de 2006, esta mostra possibilitou que que professores e estudantes da escola básica apresentassem seus trabalhos em forma de pôsteres, materiais produzidos, trabalhos ou atividades escritas de alunos, etc.
9) Exposições, com ênfase à de Geometria Natalina, realizada desde 2006
A Geometria Natalina é uma exposição interativa que explora conceitos matemáticos em enfeites de natal, tais como estrelas, árvores, anjos, guirlandas, dentre outros. e aceitarão o convite para aprender a construir explorando entes geométricos.
10) Mesas redondas “Conversas sobre Educação Matemática”
A Série “Conversas” tem por finalidade reunir pesquisadores, professores da educação básica e educação superior, assim como estudantes de Pedagogia, de Matemática de áreas afins e demais interessados para dialogarem sobre temas importantes do trabalho do professor como: avaliação, pesquisa em Educação Matemática. Diferente de uma palestra, no primeiro momento há falas de algum convidado/provocador do tema para, em seguida, o diálogo ser ampliado pelo público presente.
11) Comemoração do Dia Nacional da Matemática
A comemoração do Dia Nacional da Matemática tem acontecido sempre com uma atividade em escola ou universidade. Em 2013, essa comemoração aconteceu no CEF 08 de Sobradinho com um Circuito Temático, em que foram revisitados 12 problemas de Malba Tahan:
Nº |
VIVÊNCIA |
COORDENAÇÃO |
|
O problema das notas falsas |
Deire Lúcia de Oliveira – SEDF |
|
Problema dos soldados |
Amanda Medeiros – FUP/UnB |
|
O caso dos quatro quatros |
Erondina Barbosa da Silva e estudantes do PIEX/MAT/UCB |
|
A divisão dos pães |
Vilmondes Rocha e estudantes do MAT/UCB |
|
Os vinte e um vasos |
Demósthenes Bitencourt Junior e estudantes do PIBID/MAT/UCB |
|
Os quadrados mágicos, diabólicos e hipermágicos |
Maria Terezinha Gaspar e estudantes do SAMAC/FUP/UnB |
|
Hipátia |
Maria Terezinha Gaspar e estudantes do PIBID/MAT/UnB |
|
A dívida do joalheiro |
Andreia Julio de Oliveira Rocha e estudantes da Estácio Facitec. |
|
Problema dos cinco discos e dos olhos das cinco escravas |
Andreia Julio de Oliveira Rocha e estudantes da Estácio Facitec. |
|
Os 35 camelos |
Luciana Avila Rodrigues e estudantes PET/MAT/UnB |
|
O problema de Diofante |
Guy Grebot e estudantes do PIBID/MAT/ UnB |
|
Os sessenta melões |
FAJESU |