Open Menu
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir pro rodapé
Números
Atual
Anteriores
Sobre a RIPEM
Apresentação
Equipe Editorial
Notícias
Histórico
Contato
Políticas
Acesso Aberto
Antiplágio
Arquivamento
Direitos Autorais
Equidade
Ética e Boas Práticas na Publicação
Privacidade
Retratação
Taxas
Indexadores
Submissões
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 2 (2021): maio/ago.
v. 11 n. 2 (2021): maio/ago.
Publicado:
2021-05-01
Editorial
Alargando sentidos: o que queremos dizer por decolonizar currículos em Matemática?
Victor Augusto Giraldo
1-8
PDF
Artigos
Quem realmente sabe que a África não é um país? Desprendimentos decoloniais em Educação Matemática
Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo Osorio
9-29
PDF
Racismo na educação: uma análise das representações da população negra nos livros didáticos de Matemática
Dayene Ferreira dos Santos, Jorge Costa Silva Filho, Claudio Fernando Andre
30-43
PDF
Tarumbeta e suas potencialidades matemáticas
Antonio Francisco Ramos, Ciro Miguel da Silva Labrada
44-65
PDF
Exploração de algoritmos históricos de multiplicação: um diálogo entre Paulo Freire e ideias decoloniais
Bernadete Verônica Hoffman, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon
66-90
PDF
Da comunidade LGBT+ para as aulas de Matemática: que interlocuções são possíveis?
Denner Dias Barros
91-104
PDF
A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de Matemática: uma análise sob as lentes da decolonialidade
Bruna Sachet, Maurício Rosa
105-124
PDF
[E]etnomatemáticaS: uma discussão acerca do nomadismo
Eric Machado Paulucci, Carolina Tamayo Osorio
125-152
PDF
Um convite para encontros com escolas outras
Bruna Letícia Nunes Viana, João Ricardo Viola dos Santos
153-172
PDF
Entre linhas tortas ou uma formação pela pesquisa com crianças e seus aprendimentos
Vivian Nantes Muniz Franco, Luzia Aparecida de Souza
173-192
PDF
Formação de professores de Matemática: uma encruzilhada atravessada pela gramática do samba
Diego Matos Pinto, Victor Augusto Giraldo, Wellerson Quintaneiro da Silva
193-218
PDF
La generación del conocimiento: Matemática y realidad. En experiencias de alfabetización matemática
Johan Castro Hernandez
219-249
PDF (Español (España))
Analfabetismos, pesquisa e Educação (Matemática): uma escola que opera fora dos muros da escola
Endrika Leal Soares, Luzia Aparecida de Souza
250-264
PDF
Cotidianos na EJA da zona rural cearense: construindo currículos e interrogando a docência em Matemática
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
265-282
PDF
O racismo contemporâneo em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática
Dayene Ferreira dos Santos, Jorge Costa Silva Filho, Claudio Fernando Andre
283-300
PDF
Formação de professores numa perspectiva decolonial
Luciane Ferreira Mocrosky, Nelem Orlowski, Tânia Mara Vitaczik Campanucci, Eder Paulo Pereira
301-318
PDF
Por um projeto decolonial de formação de docentes: a vez da Matemática do professor
Erilúcia Souza da Silva, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Ronald Simões de Mattos Pinto
319-335
PDF
Análise Real na licenciatura: do pensamento abissal à ecologia de saberes.
Anne Michelle Dysman, Fátima Carneiro Dysman
336-359
PDF
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Principais Indexadores
RIPEM é editada por
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Contador