Open Menu
Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Números
Actual
Anteriores
Acerca de RIPEM
Presentación
Equipo editorial
Avisos
Histórico
Contacto
Políticas
Acceso Abierto
Antiplagio
Archivando
Derechos de Autor
Equidad
Ética y Mejores Prácticas en Publicación
Privacidad
Retracción
Taxas
Indexadores
Envíos
Buscar
Buscar
Registrarse
Entrar
Buscar
Buscar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 11 Núm. 2 (2021): may./ago.
Vol. 11 Núm. 2 (2021): may./ago.
Publicado:
2021-05-01
Editorial
Alargando sentidos: o que queremos dizer por decolonizar currículos em Matemática?
Victor Augusto Giraldo
1-8
PDF (Português (Brasil))
Artículos
Quem realmente sabe que a África não é um país? Desprendimentos decoloniais em Educação Matemática
Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo Osorio
9-29
PDF (Português (Brasil))
Racismo na educação: uma análise das representações da população negra nos livros didáticos de Matemática
Dayene Ferreira dos Santos, Jorge Costa Silva Filho, Claudio Fernando Andre
30-43
PDF (Português (Brasil))
Tarumbeta e suas potencialidades matemáticas
Antonio Francisco Ramos, Ciro Miguel da Silva Labrada
44-65
PDF (Português (Brasil))
Exploração de algoritmos históricos de multiplicação: um diálogo entre Paulo Freire e ideias decoloniais
Bernadete Verônica Hoffman, Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon
66-90
PDF (Português (Brasil))
Da comunidade LGBT+ para as aulas de Matemática: que interlocuções são possíveis?
Denner Dias Barros
91-104
PDF (Português (Brasil))
A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de Matemática: uma análise sob as lentes da decolonialidade
Bruna Sachet, Maurício Rosa
105-124
PDF (Português (Brasil))
[E]etnomatemáticaS: uma discussão acerca do nomadismo
Eric Machado Paulucci, Carolina Tamayo Osorio
125-152
PDF (Português (Brasil))
Um convite para encontros com escolas outras
Bruna Letícia Nunes Viana, João Ricardo Viola dos Santos
153-172
PDF (Português (Brasil))
Entre linhas tortas ou uma formação pela pesquisa com crianças e seus aprendimentos
Vivian Nantes Muniz Franco, Luzia Aparecida de Souza
173-192
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores de Matemática: uma encruzilhada atravessada pela gramática do samba
Diego Matos Pinto, Victor Augusto Giraldo, Wellerson Quintaneiro da Silva
193-218
PDF (Português (Brasil))
La generación del conocimiento: Matemática y realidad. En experiencias de alfabetización matemática
Johan Castro Hernandez
219-249
PDF
Analfabetismos, pesquisa e Educação (Matemática): uma escola que opera fora dos muros da escola
Endrika Leal Soares, Luzia Aparecida de Souza
250-264
PDF (Português (Brasil))
Cotidianos na EJA da zona rural cearense: construindo currículos e interrogando a docência em Matemática
Francisco Josimar Ricardo Xavier, Adriano Vargas Freitas
265-282
PDF (Português (Brasil))
O racismo contemporâneo em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática
Dayene Ferreira dos Santos, Jorge Costa Silva Filho, Claudio Fernando Andre
283-300
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores numa perspectiva decolonial
Luciane Ferreira Mocrosky, Nelem Orlowski, Tânia Mara Vitaczik Campanucci, Eder Paulo Pereira
301-318
PDF (Português (Brasil))
Por um projeto decolonial de formação de docentes: a vez da Matemática do professor
Erilúcia Souza da Silva, Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Ronald Simões de Mattos Pinto
319-335
PDF (Português (Brasil))
Análise Real na licenciatura: do pensamento abissal à ecologia de saberes.
Anne Michelle Dysman, Fátima Carneiro Dysman
336-359
PDF (Português (Brasil))
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Principais Indexadores
RIPEM é editada por
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Contador