A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de Matemática: uma análise sob as lentes da decolonialidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2562

Palavras-chave:

Educação Matemática, Memes da Internet, Atividades Matemáticas, Machismo, Sexismo

Resumo

Essa pesquisa objetiva investigar como se apresenta a concepção de gênero de alunos e alunas do 1º ano do Ensino Médio evidenciadas por meio de atividades com memes em uma aula de matemática. Nesse sentido, teoricamente nos sustentamos em estudos sobre gênero e decolonialidade, focando, principalmente, a ideia de decolonialidade de gênero, a qual se opõe à colonialidade de gênero que é evidenciada sob uma perspectiva eurocêntrica do saber, ou seja, como algo pertencente ao homem-branco, no nosso caso, efetivamente o saber matemático. Assim, desenvolvemos atividades com memes da internet que tratavam da temática gênero, perpetuando uma posição colonial, assim como, memes que referenciam a mulher como não detentora do saber lógico-matemático. Essas atividades foram fontes de reflexão sobre a própria concepção de gênero de cada estudante e propiciaram que essas concepções viessem à tona. Nossos resultados traçam um perfil de indiferença, por parte de alguns alunos, em um primeiro momento, quanto a naturalizações coloniais sobre as relações entre homens e mulheres. Ou seja, há, por vezes, uma despreocupação com o fato do acesso ao corpo feminino ser de decisão do homem na colonialidade das relações afetivas. Sugere, ainda, generalizações das mulheres a fim de justificar determinados comportamentos e defender as atitudes de acesso ao corpo. No entanto, a reflexão pode levar, ao mesmo tempo, a uma postura que encara que a mulher não é menos incapaz que o homem, que não deixa de saber matemática, que possui raciocínio lógico, bem como, o fato dela ser livre para escolher o que quiser ser.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

SACHET, B.; ROSA, M. A concepção de gênero por meio de memes em uma aula de Matemática: uma análise sob as lentes da decolonialidade . Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 105-124, 1 maio 2021.

Edição

Seção

Artigos