Formação de professores numa perspectiva decolonial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2443

Palavras-chave:

Formação Continuada, Pedagogia Decolonial, Fissuras, Fenomenologia na Educação Matemática, Formação de Professores

Resumo

O artigo visa discutir aberturas acerca da formação de professores na perspectiva de práticas cotidianas. Neste sentido buscamos dialogar com a literatura expondo nossas compreensões sobre aperspectiva de uma Pedagogia Decolonial em movimentos formativos. Para ilustrar, descrevemos uma experiência formativa realizada na plataforma Moodle guiada pela interrogação “Que possibilidades do formar-se podem revelar aspectos de uma Pedagogia Decolonial?”. Como síntese do estudo, compreendemos que a formação continuada de professores enlaça os modos como os docentes constituem suas práticas pedagógicas, pois o envolvimento com o próprio formar-se, no horizonte de vivências com seus pares, evidencia a genuína educação, no solo onde ela faz sentido para quem está permanentemente em formação.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

MOCROSKY, L. F.; ORLOWSKI, N.; CAMPANUCCI, T. M. V.; PEREIRA, E. P. Formação de professores numa perspectiva decolonial. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 301-318, 1 maio 2021.

Edição

Seção

Artigos