Matemática Realística e Alfabetização Científica: uma proposta didática envolvendo um episódio da série Os Simpsons
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3220Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Alfabetização Científica. Educação Matemática Realística. Os Simpsons.Resumo
Este artigo apresenta uma proposta didática em matemática com vistas à alfabetização científica. Como recurso, elegeu-se um episódio da série Os Simpsons e um texto literário que traz o mesmo episódio como tema central. Na fundamentação teórica, balizou-se nos princípios da abordagem da Educação Matemática Realística, que defende a matemática como uma atividade humana. Ao finalizar essa proposta, foi possível perceber que através de situações realísticas, temas que não estão presentes no cotidiano dos estudantes, mas que são necessários para promover a alfabetização científica, poderiam ser vivenciados através de recursos audiovisuais e da literatura.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
FERREIRA, P. E. A.; BURIASCO, R. L. C. Educação matemática realística: uma abordagem para os processos de ensino e aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 237-252, 2016.
FREIRE, P. M.; SCHNEIDER P. T. R.; COSSETTI, L. P.; MENEZES, N. M.; GUERRA, G.; LORENZONI, C. A. C. A. Trocas de mentes em futurama e o teorema de Keeler. In: Anais... 8ª Semana da Matemática do IFES – Matemática e questões sociais, Campus Vitória/ES, p. 64-67, 2019.
FREUDENTHAL, H., Didactical phenomenology of mathematical structures. Kluwer Academic Publishers, 1983.
LOPEZ, J. M. S., BURIASCO, R. L. C., FERREIRA, P. E. A. Educação Matemática Realística: considerações para a avaliação da aprendizagem. Perspectivas da Educação Matemática, Mato Grosso do Sul, v. 7, n. 14, p. 248-265, 2014.
MOURA-SILVA, M. G., SOUZA, R. O., GONÇALVES, T. O., & BORGES, R. G. B. Educação matemática realística: uma abordagem teórico-metodológica para o ensino de matemática nas escolas do campo...RBEC Tocantinópolis/Brasil v. 5 New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow, 2020.
LOVATO, F. L.; SEPEL, L. M. N., Utilização de desenho animado como contexto gerador de atividades para o ensino de ciências. Ensino Saúde e Ambiente. v. 14, p. 01-27, abr. 2021.
RIBEIRO, P. V.; ARNONI, M. E. B.; A utilização do desenho animado como recurso tecnológico e pedagógico no ensino de conceitos científicos. CIET: EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/297. Acesso em: 15 ago. 2022.
VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. The role of contexts in assessment problems in mathematics. For the Learning of Mathematics. v.25, n.2, p. 2-9, 2005.