Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM trata-se de uma publicação em fluxo contínuo Rolling Pass para a publicação de um único número ao ano. objetivo disseminar pesquisas relacionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática,  a  formação  inicial ou  continuada de professores, que versem sobre Educação Matemática na Educação Básica, Ensino  Superior, Educação não formal, bem como outros temas do campo da Educação Matemática. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Histórico
Em 1996, a SBEM-SC publicou a 1ª edição da RECEM - Revista Catarinense de Educação Matemática, ainda no formato impresso, com o tema: Feiras de Matemática. Ela pode ser acessada clicando aqui. Não houve publicações posteriormente. A Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do estado de Santa Catarina (SBEM-SC) Gestão 2020-2023, a partir de sua posse, assumiu o compromisso de retomar as atividades da RECEM - Revista Catarinense de Educação Matemática no ano de 2022.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
O processo de avaliação do trabalho dependerá da observância das Normas Editoriais, dos Pareceres do Corpo Editorial e/ou dos Pareceristas ad-hoc externos. Nesse processo, o editor-chefe e os editores científicos assistentes poderão sugerir ou solicitar as modificações necessárias, apesar de ser de responsabilidade dos autores os conceitos emitidos. Os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, 2 revisores externos, selecionados pelo editor-chefe. Em caso de um parecer conflitante, o artigo será enviado a um terceiro revisor.

Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega (double blind peer review), para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc. A avaliação de um artigo pode resultar em: (i) Aprovado sem revisões (ou mínimas revisões); (ii) Aprovação condicionada às revisões; (iii) sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer) ou (iv) rejeitado.

Havendo divergência entre pareceristas poderá ser consultado um(a) terceiro(a) parecerista. Após esta terceira avaliação o editor avaliará todos os pareceres e indicações e proferirá o resultado em uma das 4 possibilidades apresentadas acima. O(s) autor(es) receberá(ão) comunicação relativa aos pareceres emitidos via e-mail. A comissão editorial reserva-se o direito de recusar o texto sobre o qual foram solicitadas ressalvas, caso essas não atendam as solicitações feitas pelos pareceristas. A RECEM reserva-se o direito de não aceitar para avaliação mais de uma submissão por autoria ao ano, ou enquanto houver submissão anterior em processo de avaliação.

As opiniões expressas nos artigos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial. A relação de avaliadores ad hoc é publicada no final do ano calendário.
PERIODICIDADE
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM trata-se de uma publicação em fluxo contínuo (Rolling Pass)para a publicação de um único número a partir do ano de 2022.
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos aceitos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo artigo publicado na revista segue a licença Creative Commons Atribuição Internacional 4.0 (CC BY 4.0), portanto, o material pode ser remixado, transformado, e criar novos materiais para qualquer fim.
Política de direitos autorais
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restriçõesos nos artigos publicados, porém, uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa do seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e a data dessa publicação.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
Na Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM todos os artigos submetidos passam por softwares de anti-plágio para a detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
Política de auto-arquivo
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM tem compromisso com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria daRevista Catarinense de Educação Matemática - RECEM caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na A Revista Catarinense de Educação Matemática - RECEM e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.