Processos de Abstração Matemática: reflexões a partir da articulação entre o Desvanecimento da Concretude e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3245

Palavras-chave:

Abstração Matemática, Desvanecimento da Concretude, Registros de Representação Semiótica, Aprendizagem Matemática

Resumo

Considerando a matemática uma ciência composta por objetos ideais abstratos, as pesquisas em educação matemática devem contemplar essa discussão para contribuir em como podemos promover sua aprendizagem. O presente artigo, de caráter qualitativo e teórico, apresenta uma reflexão sobre os processos de abstração na aprendizagem matemática, a partir de uma articulação teórica entre o Desvanecimento da Concretude e os Registros de Representação Semiótica. Por meio da compreensão dos aspectos conceituais de cada referencial e como podem ser conectados, estabelecemos uma discussão sobre a abstração matemática por meio do diálogo teórico entre ambos. Dentre as principais reflexões, defendemos que, para refletirmos acerca dos processos de abstração matemática, os dois referenciais podem ser usados em conjunto, pois oferecem elementos significativos para investigá-los.

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Biografia do Autor

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC). Especialista de Ensino III em Matemática no Centro de Educação Digital do SENAI Florianópolis.

Everaldo Silveira , Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina e  Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

SABEL, E.; SILVEIRA , E. . Processos de Abstração Matemática: reflexões a partir da articulação entre o Desvanecimento da Concretude e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-17, 13 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos