Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática: Estado do Conhecimento das produções científicas de 2002 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3606

Palavras-chave:

Registro de Representação Semiótica, Aprendizagem em Matemática, Estado do Conhecimento, Educação Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Após a fundação, em 2002, o Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPPEM) se dedica a desenvolver estudos no campo da Educação Matemática, tendo como principal referencial a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Dessa forma, o presente artigo visa apresentar um levantamento das produções científicas do tipo dissertações e teses produzidas pelo Grupo no recorte temporal de 2002 a 2022. O período selecionado se justifica, pois 2002 é o ano de fundação do Grupo e no ano de 2022 foi realizada a última defesa de tese. A metodologia do tipo Estado do Conhecimento justifica-se pela característica de utilização de apenas uma fonte de pesquisa. Os dados analisados compuseram um corpus de dezesseis dissertações e onze teses. Os trabalhos foram pré-divididos em categorias. Identificamos que grande parte das pesquisas são voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e que os elementos da Engenharia Didática são utilizados para organizar os procedimentos metodológicos no maior número de trabalhos. Percebemos que as pesquisas que se utilizam da TRRS têm crescido em número e que os aspectos da teoria são abordados para pensar a aprendizagem matemática com destaque para práticas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Daiana Zanelato dos Anjos, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Professora de matemática da rede estadual de ensino lotada no Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação. Licenciada em Matemática e Pedagogia e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC. Atualmente é vice-lider do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática GPEEM/UFSC e membra pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva da UFPE. Tem interesse de pesquisa nos temas: aprendizagem de matemática para estudantes cegos, Estudos da Deficiência na Educação, Registros de Representação Semiótica, Desenho Universal para Aprendizagem e Políticas Educacionais para Educação Especial.

Eduardo Sabel, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (2021-2025) pelo PPGECT/UFSC, Mestre pelo mesmo programa e instituição e Graduado em Licenciatura em Matemática pela UFSC. Lecionou em escolas da Secretaria do Estado da Educação (SED/SC), entre 2015 e 2021. É membro do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática (GEPPROFEM). Atualmente, trabalha como Especialista de Ensino III em Matemática no SENAI/SC. Pesquisa na área de ensino e aprendizagem da matemática, com foco em materiais manipulativos e análise de livros didáticos. Tem como base teórica os Registros de Representação Semiótica de Duval e o Enfoque Ontossemiótico de Godino e colaboradores.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Doutor em didática da Matemática e pós-doutor pelas Universidades de Estrasburgo e de Lisboa. Líder do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPEEM) cujo foco de pesquisa é semiótica e aprendizagem matemática. Editor da Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT) e pesquisador do CNPq.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

ANJOS, D. Z. DOS .; SABEL, E.; MORETTI, M. T. . Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática: Estado do Conhecimento das produções científicas de 2002 a 2022. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-22, 9 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos