Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática: Estado do Conhecimento das produções científicas de 2002 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3606Palavras-chave:
Registro de Representação Semiótica, Aprendizagem em Matemática, Estado do Conhecimento, Educação Matemática, Ensino de MatemáticaResumo
Após a fundação, em 2002, o Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática (GPPEM) se dedica a desenvolver estudos no campo da Educação Matemática, tendo como principal referencial a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS). Dessa forma, o presente artigo visa apresentar um levantamento das produções científicas do tipo dissertações e teses produzidas pelo Grupo no recorte temporal de 2002 a 2022. O período selecionado se justifica, pois 2002 é o ano de fundação do Grupo e no ano de 2022 foi realizada a última defesa de tese. A metodologia do tipo Estado do Conhecimento justifica-se pela característica de utilização de apenas uma fonte de pesquisa. Os dados analisados compuseram um corpus de dezesseis dissertações e onze teses. Os trabalhos foram pré-divididos em categorias. Identificamos que grande parte das pesquisas são voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e que os elementos da Engenharia Didática são utilizados para organizar os procedimentos metodológicos no maior número de trabalhos. Percebemos que as pesquisas que se utilizam da TRRS têm crescido em número e que os aspectos da teoria são abordados para pensar a aprendizagem matemática com destaque para práticas em sala de aula.
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Referências
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