Uma experiência de ensino de frações para o 6º ano do ensino fundamental à luz da Teoria Dos Registros De Representação Semiótica de Duval
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v2i2.3434Palavras-chave:
Ensino de Frações, Sequência didática, Registros de Representação SemióticaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência para o ensino de frações a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como base a Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval. Esta experiência foi desenvolvida em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, no intuito de desenvolver o aprendizado das frações. Mediante a descrição das aulas aplicadas, relatam-se aspectos das frações que foram abordados em cada uma delas, relacionando os procedimentos com a teoria escolhida. Para ensinar o conteúdo de frações, advoga-se que é preciso levar em conta os diferentes registros de representação semiótica que apresentam e compreendê-los de forma global e não individualizada. Os pontos de reflexão levantados estão na ordem da explicação dos conceitos, sua relação com a teoria e em alguns exemplos das atividades aplicadas, que se mostraram eficientes para o desenvolvimento da aprendizagem das frações. As análises obtidas durante o relato da sequência didática expõem as potencialidades que a teoria de Duval (1995) oferece para o ensino de matemática, de modo que a presente proposta alcançou o objetivo: apresentar uma sequência didática para ensinar frações.
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