Desenvolvimento profissional docente a partir do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i2.3421

Palavras-chave:

Formação Continuada de Professores, Educação Matemática, Alfabetização Matemática, PNAIC, Entrevista Narrativa

Resumo

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC foi um programa nacional de larga escala de formação de professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa se insere no âmbito desse programa e buscou investigar o processo de desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática participantes do PNAIC/SC/UFSC por meio de análise de entrevistas narrativas com cinco professoras participantes, uma de cada polo de formação. Evidenciamos mudanças nas práticas efetivas de sala de aula, principalmente nos aspectos relacionados à alfabetização e no desenvolvimento da Matemática com sentido para os alunos, sem a “decoreba” de procedimentos e de uma maneira “mais fácil”; de certa forma trouxe os componentes da prática, semelhantes ao Magistério, mas fundamentados em suportes teóricos; o processo formativo possibilitou às professoras se reconhecerem em um coletivo, com identidade; e a possibilidade de socializar experiências em contato com professores e formadores de outras regiões do estado. As professoras ressaltam que passaram a ter menos medo de ensinar Matemática, pois compreenderam vários dos conceitos que não dominavam e demonstraram preocupações com as professoras em início de carreira, que não vivenciaram nem o Magistério, nem o PNAIC e evidenciam uma falta de conhecimento e compromisso em alfabetizar as crianças.

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Publicado

2023-05-30

Como Citar

GRANDO, R. C.; MAGNUS, M. C. M. .; SILVEIRA, E. Desenvolvimento profissional docente a partir do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 2, p. 1-21, 30 maio 2023.

Edição

Seção

Artigos

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