Articulações entre a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica e as Insubordinações Criativas: um feliz encontro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3627

Palavras-chave:

Educação Matemática, Pesquisa narrativa (auto)biográfica, Insubordinação Criativa, Processos formativos, Subjetividade

Resumo

Os grupos de pesquisa GEPPROFEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática) e ICEM (Insubordinação Criativa em Educação Matemática), vinculados ao PPGECT/UFSC, têm situado suas produções na interface entre a pesquisa narrativa (auto)biográfica e as insubordinações criativas em Educação Matemática. Neste artigo, objetivamos compreender como a pesquisa narrativa em Educação Matemática gera insubordinações criativas dos diferentes atores que produzem e coparticipam da mesma. Partimos da hipótese de que a pesquisa narrativa (auto)biográfica possibilita espaços para que os professores contem suas histórias de vida, bem como de profissão, e que representa, acima de tudo, uma insubordinação criativa aos modos positivistas de produção de pesquisa. Os resultados indicam que os estudos desenvolvidos pelos participantes do grupo buscam transcender os modos tradicionais de avaliar a produção científica, e que abraçam valores fundamentais, tais como o respeito à identidade e subjetividade do pesquisador, a responsabilidade social na produção de pesquisas, o respeito à diversidade cultural e social, a valorização de vozes silenciadas, e por fim, a busca por investigações que efetivamente contribuam para a diminuição das desigualdades, em prol da justiça social, a qual pode ser promovida no fazer pedagógico do professor.

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Biografia do Autor

Guilherme Wagner, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica; GEPPROFEM/PPGECT/UFSC.

Carla Mariana Rocha Brittes da Silva, GEPPROFEM/PPGECT/UFSC

Mestre em Educação e Doutoranda no PPGECT/UFSC. Docente da Educação Infantil na prefeitura de Belo Horizonte e coordenadora pedagógica na rede particular.

Edivaldo Lubavem, GEPPROFEM/PPGECT/UFSC

Mestre em Educação. Doutorando em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Gerlan Silva da Silva, GEPPROFEM/PPGECT/UFSC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Karina Zolia Jacomelli-Alves, GEPPROFEM/PPGECT/UFSC

Mestre e Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),

Regina Célia Grando, GEPPROFEM/PPGECT/UFSC

Doutora em Educação. Docente do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina.

Roberta Schnorr Buehring, GEPPROFEM/PPGECT/UFSC

Doutora em Educação científica e tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2023-10-12

Como Citar

WAGNER, G.; SILVA, C. M. R. B. DA; LUBAVEM, E. .; SILVA, G. S. DA .; JACOMELLI-ALVES, K. Z. .; GRANDO, R. C.; BUEHRING, R. S. . Articulações entre a Pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica e as Insubordinações Criativas: um feliz encontro. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-22, 12 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos

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