Pesquisa da prática, colaboração e insubordinação criativa: reflexões de uma professora de matemática na pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v3i1.3892

Palavras-chave:

Colaboração., Pesquisa da Prática, Insubordinação Criativa, Pós-pandemia de COVID-19, Identidade Profissional Docente

Resumo

Este relato apresenta a história de uma professora de matemática com mais de 30 anos de experiência que sentiu a necessidade de se reinventar no contexto pós-pandemia para atender melhor às necessidades de seus alunos. Em colaboração com uma colega de profissão, ela realizou duas investigações sobre sua própria prática docente. O foco do relato está na jornada de colaboração durante essas investigações, especialmente na aplicação da atividade denominada de "Mestre Mandou", que foi desenvolvida em duas aulas. As experiências de pesquisa da prática e a redação deste texto ofereceram às professoras uma oportunidade valiosa de reflexão sobre a insubordinação criativa, uma característica que reconhecem em si mesmas. Elas destacam que esse movimento possibilitou a identificação de seus potenciais e a avaliação dos aspectos que ainda podem ser aprimorados. A conclusão ressalta a importância de reservar momentos para reflexão, destacando que isso proporciona uma maior consciência da identidade profissional e abre espaço para buscar novas orientações.

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Publicado

2024-06-18

Como Citar

GAVILAN, M. C.; JACOMELLI-ALVES, K. Z.; GRANDO, R. C. . Pesquisa da prática, colaboração e insubordinação criativa: reflexões de uma professora de matemática na pós-pandemia. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 1-15, 18 jun. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência