Atividade de Estudo e Atividade Orientadora de Ensino: um panorama à luz de Davídov Vasily Vasilyevich e Manoel Oriosvaldo de Moura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v2i3.3596

Palavras-chave:

Teoria do Ensino Desenvolvimental, Atividade Orientadora de Ensino, Modo de organização do ensino de Matemática, Atividade de estudo, Situação Desencadeadora de Aprendizagem

Resumo

O presente artigo está alicerçado em estudos realizados no interior de um Grupo de Pesquisa do Sul de Santa Catarina. Trata-se de uma análise documental desenvolvida no contexto da Educação Matemática, especificamente sobre o modo de organização do ensino de matemática, com base nos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural (THC) e dois de seus desdobramentos, a Teoria do Ensino Desenvolvimental (TED) e a Atividade Orientadora de Ensino (AOE). O objetivo delimitado foi estabelecer algumas aproximações entre a Atividade de Estudo, proposta por Davídov, e a Atividade Orientadora de Ensino, de Moura para os anos iniciais do Ensino Fundamental. O movimento de constituição foi marcado por um processo dialético, que foi estruturado em dois tópicos: 1) Atividade de Estudo e seus componentes; e 2) Atividade Orientadora de Ensino: algumas aproximações com a Atividade de Estudo. A análise possibilitou revelar a base teórica (Leontiev); a finalidade (a formação do pensamento teórico); o ensino organizado pelo professor; a atividade conjunta em unidade, realizada pelo professor (de ensino) e pelos estudantes, de aprendizagem, e a relação entre a tarefa de estudo e a Situação Desencadeadora de Aprendizagem como algumas das aproximações entre Davídov e Moura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademir Damázio, SBEM-SC

Licenciado em Matemática (UNIPLAC), Mestre (1990) e Doutor (2000) em Educação, linha de pesquisa Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisador independente. Atuou por trinta anos na Educação Básica e por trinta e nove anos e dez meses no Ensino Superior nos cursos: Licenciatura em Matemática, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, em cursos de Especialização Lato Sensu e Programa de Pós-graduação em Educação como professor permanente e coordenado por dois mandatos. (PPGE/UNESC). Foi Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação Matemática: Uma Abordagem Histórico-Cultural (GPEMACH) que, juntamente com o grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDEMAT/UNISUL), constituem a Unidade Catarinense de Relacionamento do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe) da FEUSP. É membro do Comitê Editorial da Revista Poiésis (UNISUL) e Linguagens, Educação e Sociedade (UFPI). É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, sendo membro da diretoria da SBEM/SC Atualmente, desenvolve pesquisas, em Educação, centradas no modo de organização de ensino e na formação de professores que ensinam matemática, tendo como base teórica: Teoria Histórico-Cultural e seu desdobramento para a Teoria da Atividade, Teoria do Ensino Desenvolvimental (Davýdov) e Atividade Orientadora de Ensino.

Cleber de Oliveira dos Santos, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutorando em Educação: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2022), Mestre em Educação: linha de pesquisa: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2017), Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2011), Especialista em Educação Matemática pela UNISUL (2007), Graduado em Matemática Licenciatura - UNISUL (2005), Graduado em Física Licenciatura - UNISUL (2016), Graduado em Matemática Bacharel - UNISUL (2022). Atualmente é professor da disciplina de Cálculo I dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica do Centro Universitário Univinte e professor de matemática do Ensino Fundamental (8 e 9) da Fundação Bradesco - Laguna.SC. Tem experiência na área de Matemática e Física. Integrante de três grupos de pesquisa: TEDMAT (Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática). GEPAPe - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica. Analisando SDAs - Grupo de Estudos Analisando Situações Desencadeadora de Aprendizagem.

Ediséia Suethe Faus Hobold, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutoranda em Educação: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2022), Mestre em Educação: linha de pesquisa: Educação em Ciências/Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL (2014), especialista em Matemática para o Ensino Médio pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2000), Licenciada em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL (1998) . Integrante do Grupo de pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem Histórico Cultural (GPEMACH - UNESC) e do grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT - UNISUL). Integrante do grupo de produção na atualização da proposta curricular de Santa Catarina (2014). Coordenadora da área de matemática e suas tecnologias na construção do Currículo Base do Ensino Médio do território catarinense (2021) e Consultora do Currículo do Magistério do território Catarinsene (2022). Professora de Matemática da rede estadual de Santa Catarina desde 1993.Com experiência na área de Matemática atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação matemática escolar, formação continuada de professores, teoria do ensino desenvolvimental, proposição de ensino davydoviana. Atualmente (2023), no campo profissional, atuo na função de Supervisora de Gestão de Pessoas na coordenadoria Regional de Braço do Norte (CRE/36/ SC) vinculada a Secretaria de Estado da Educação de santa Catarina.

Mariana da Silva Fontes, Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, linha de pesquisa Educação em Ciências. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Assistente de Educação pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Integrante do Grupo de pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem Histórico Cultural (GPEMACH - UNESC) e do grupo Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TEDMAT - UNISUL).

Referências

ARAÚJO, E. S.; MORAES, S. P. G. Dos princípios da pesquisa em educação como atividade In: MOURA, Manoel Oriosvaldo de. (orgs.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 47- 70.

CENTURIÓN, M.; SACALA, J.; RODRIGUES, A. Porta Aberta: alfabetização matemática 2º ano. São Paulo: FTD, 2011.

COSTA, J. M. C. Tratado de arithmetica. Lisboa: Imprensa Nacional, 1866.

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental.Trad. Marta Shuare Moscú: Editorial Progreso, 1988.

DAVIDOV, V. V. Atividade de estudo: situação atual e problemas de pesquisa. In PUENTES, Roberto Váldez; CARDOSO, Cecília G. Coelho; AMORIM, Paula A. Prudente (Org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019.

DAVIDOV, V. V. Desenvolvimento psíquico da criança. In PUENTES, Roberto Váldez; CARDOSO, Cecília G. Coelho; AMORIM, Paula A. Prudente (Org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019.

DAVIDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. K. O conceito de atividade de estudo dos estudantes. In PUENTES, Roberto Váldez; CARDOSO, Cecília G. Coelho; AMORIM, Paula A. Prudente (Org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. 3. ed. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

ELKONIN, D. B. Atividade de estudo: sua estrutura e formação. In PUENTES, Roberto Váldez; CARDOSO, Cecília G. Coelho; AMORIM, Paula A. Prudente (Org.). Teoria da Atividade de Estudo: contribuições de D. B. Elkonin, V. V. Davidov e V.V. Repkin. Curitiba, PR: CRV, 2019. Coedição: Uberlândia, MG: EDUFU, 2019.

ERIKSSON, H.; ERIKSSON, I. Learning actions indicating algebraic thinking in multilingual classrooms. Educ Stud Math, v. 106, p. 363-378, 2021. Doi: https://doi.org/10.1007/s10649-020-100007-y.

ERIKSSON, H.; SUMPTER, L. Algebraic and fractional thinking in collective mathematical reasoning. Educ Stud Math, v. 106, 473–491, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-021-10044-1.

HOBOLD, E.S.F. Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2014.

KOPNIN, P.V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência e personalidade. Trad. Priscila Marques. Baurú, SP: Miraveja, 2021.

LOPES, A. F. et all. Atividade de Ensino e Atividade de Aprendizagem. In: PANOSSIAN, M. L; OLIVEIRA, N. M (Org). VERBETES DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO: grupo de estudos sobre situações desencadeadoras de aprendizagem. Capivari de Baixo: Editora Univinte, 2022. p. 51-55.

MADEIRA, S, C. “Prática”: uma leitura histórico-crítica e proposições davydovianas para o conceito de multiplicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2012.

MORETTI, V. D.; VIRGENS, W. P.; ROMEIRO, I. O. Generalização Teórica e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: contribuições para a formação de professores dos Anos Iniciais. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online], v. 35, n. 71, p. 1457-1477, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v35n71a11.

MOURA, M. O. de. (org.) A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas, SP: Autores Associados, 2022. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=qah9EAAAQBAJ&lpg=PP1&hl=pt-PT&pg=PT38#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 28 ago. 2023.

MOURA, M. O. et al. A atividade Orientadora de Ensino como Unidade entre Ensino e Aprendizagem. In MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria Histórico Cultural. Brasília: Líber livro, 2017.

MOURA, M. O.; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In MOURA, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017. p. 71-99.

MOURA, M. O; ARAUJO, E. S.; SERRÃO, M. I. B. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, [S. l.], v. 24, p. e19817, 2018. DOI: 10.26512/lc.v24i0.19817. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19817. Acesso em: 24 abr. 2023.

ROSA, J. E.; ANTUNES, I. C. Modelagem à luz da Teoria Histórico-Cultural. EMD. Ensino da Matemática em Debate. V. 8, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i1p182-202

ROSA, J. E.; HOBOLD, E. S. F. Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.24, 2019, p.388-410.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Proposta Curricular de Santa Catarina: Formação Integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. Florianópolis: SED, 2019.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Currículo base do Ensino médio do território catarinense – caderno 2 - áreas do conhecimento. Florianópolis: SED, 2021.

VENENCIANO, L.; POLOTSKAIA, E.; MELLONE, M.; RADFORD, L. An introduction to multiple perspectives on Davydov’s approach in the XXI century. Educational Studies in Mathematics, v. 106, p. 323-326, 2021.

VENKAT, H.; ASKEW, M.; MORRISON, S. Shape-shifting Davydov’s ideas for early number learning in South Africa. Educ Stud Math, v. 106, 397-412 (2021). DOI: https://doi.org/10.1007/s10649-020-09993-w.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2023-10-12

Como Citar

DAMÁZIO, A.; SANTOS, C. DE O. DOS; HOBOLD, E. S. F.; FONTES, M. DA S. . Atividade de Estudo e Atividade Orientadora de Ensino: um panorama à luz de Davídov Vasily Vasilyevich e Manoel Oriosvaldo de Moura. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 3, p. 1-20, 12 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos