Sólidos de Revolução e o Teorema de Pappus-Guldin: uma experiência em uma turma de Cálculo de Várias Variáveis

Autores

  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop

Resumo

Este trabalho apresenta  um relato de experiência, realizada em uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, na disciplina de Cálculo de várias variáveis. Na experiência, buscou-se uma aproximação com o cotidiano de alguns conteúdos da matemática e da física via um trabalho experimental, envolvendo o chamado Teorema de Pappus-Guldin; e um trabalho computacional a partir da modelagem de área e volume de sólidos de revolução, com auxílio de softwares matemáticos. A parte computacional tinha como objetivo validar o Teorema de Pappus-Guldin. Os alunos seguiram um roteiro previamente definido em que foi possível coletar dados numéricos que puderam ser comparados, o que lhes permitiu chegar à conclusão da validade do teorema. Ganha destaque também o empenho dos alunos ao perceberem que podiam utilizar os elementos matemáticos teóricos, estudados na disciplina, para modelar e obter várias informações de objetos presentes em seu cotidiano. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop

Professor do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, área: Matemática/Educação Matemática

Publicado

2017-07-21

Como Citar

Trevisan, E. P. (2017). Sólidos de Revolução e o Teorema de Pappus-Guldin: uma experiência em uma turma de Cálculo de Várias Variáveis. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 106-115. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/667

Edição

Seção

Relatos de Experiência