Sólidos de Revolução e o Teorema de Pappus-Guldin: uma experiência em uma turma de Cálculo de Várias Variáveis

Autores/as

  • Eberson Paulo Trevisan Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop

Resumen

Este trabalho apresenta  um relato de experiência, realizada em uma turma do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, na disciplina de Cálculo de várias variáveis. Na experiência, buscou-se uma aproximação com o cotidiano de alguns conteúdos da matemática e da física via um trabalho experimental, envolvendo o chamado Teorema de Pappus-Guldin; e um trabalho computacional a partir da modelagem de área e volume de sólidos de revolução, com auxílio de softwares matemáticos. A parte computacional tinha como objetivo validar o Teorema de Pappus-Guldin. Os alunos seguiram um roteiro previamente definido em que foi possível coletar dados numéricos que puderam ser comparados, o que lhes permitiu chegar à conclusão da validade do teorema. Ganha destaque também o empenho dos alunos ao perceberem que podiam utilizar os elementos matemáticos teóricos, estudados na disciplina, para modelar e obter várias informações de objetos presentes em seu cotidiano. 

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Biografía del autor/a

Eberson Paulo Trevisan, Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop

Professor do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, área: Matemática/Educação Matemática

Publicado

2017-07-21

Cómo citar

Trevisan, E. P. (2017). Sólidos de Revolução e o Teorema de Pappus-Guldin: uma experiência em uma turma de Cálculo de Várias Variáveis. Educação Matemática Em Revista, 22(54), 106-115. Recuperado a partir de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/667

Número

Sección

Relatos de Experiência