Reflexões a partir de um produto educacional sobre Educação Financeira para o Mundo do Trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3715

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Financeira, Mundo do Trabalho, Educação Matemática Crítica, Recurso didático

Resumo

Este artigo apresenta um produto educacional desenvolvido a partir de uma pesquisa de Mestrado Profissional que investigou como tarefas de Educação Financeira poderiam contribuir para que estudantes do Ensino Médio produzissem conhecimentos matemáticos e desenvolvessem uma visão crítica em relação a desafios do Mundo do Trabalho. Adotamos como referencial teórico as ideias de Educação Matemática Crítica de Skovsmose, as reflexões sobre Mundo do Trabalho de Antunes e Sá e os apontamentos para Educação Financeira conforme Mazzi e Baroni. O recurso didático foi elaborado a partir dos resultados obtidos com a intervenção, sendo construído com base em Gabriel Kaplún, sobretudo em relação a seus eixos conceitual, pedagógico e comunicacional. Ao final, concluímos que a abordagem pedagógica ancorada no guia didático revelou outra perspectiva de Educação Financeira, enfatizando a capacidade dos estudantes de avaliar ofertas de trabalho e promovendo conscientização e reflexão sobre as complexidades do Mundo do Trabalho.

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

Delesposte, T., & Sá, L. C. e. (2024). Reflexões a partir de um produto educacional sobre Educação Financeira para o Mundo do Trabalho. Educação Matemática Em Revista, 29(82), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3715

Edição

Seção

Recursos Didáticos para a aula de Matemática