Situações-problema multiplicativas: um aprendizado de todos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3475

Palavras-chave:

Pesquisa-formação, Multiplicação, Proporção simples, Anos Iniciais, Narrativas

Resumo

Este artigo compõe parte de pesquisa de pós-doutorado realizada com 11 professoras dos anos iniciais e quatro graduandas, em 15 encontros de pesquisa-formação, durante o primeiro semestre de 2023. Nesta produção, investigamos uma situação de multiplicação, de proporção simples, que foi narrada por uma das professoras participantes da pesquisa (Rosa). Para tal análise, nos apoiamos nos estudos de Josso e Bragança, para a discussão sobre pesquisa-formação, e nas investigações de Vergnaud, Magina, Merlini e Santos, para o debate acerca do Campo Conceitual Multiplicativo. Observamos que a produção de dados da pesquisa-formação, constituída de atividades do campo multiplicativo e de partilhas de práticas entre as participantes, mostrou grande potencial para o desenvolvimento profissional de Rosa, possibilitando que ela revisse suas concepções em relação ao ensino de Matemática, a ponto de arriscar-se a desafiar os alunos com situações-problema multiplicativas, não previstas nos livros e nem no currículo do 1º ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRAGANÇA, I.F.S. Histórias de professoras e pesquisa formação: círculo virtuoso narrativa escuta. In: SANGENIS, L.F.C, OLIVEIRA, E.F.R., and CARREIRO, H.J.S., eds. Formação de professores para uma educação plural e democrática: narrativas, saberes, práticas e políticas educativas na América Latina [online]. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2018. p.30-49.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas Ana Maria Araújo Freire, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

JEFFERSON, G. Glossary of transcript symbols with an introduction. In G. H. Lerner, ed. Conversation Analysis. Studies from the first generation. Amsterdam: John Benjamins, p. 13–31, 2004. Disponível em: https://geacclissis.wordpress.com/servicos/transcricao/ Acesso em: 08 de junho de 2023.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. Histórias de vida e formação: suas funcionalidades em pesquisa, formação e práticas sociais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 40-54, jan./abr. 2020

LEITE, Vania Finholdt Angelo. Paulo Freire e o desenvolvimento pessoalprofissional dos/das educadores/as. Formação em Movimento. V.4, i. 1, n.8, p.94-110, 2022.

LERNER, Délia; SADOVOSKY, Patrícia. O sistema de numeração: um problema didático. IN: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas, Artes Médicas, 1996, p.73-155.

MAGINA, Sandra Maria Pinto; MERLINI, Vera Lucia; SANTOS, Aparecido dos. O raciocínio de estudantes do ensino fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. Ciência e Educação (UNESP) v. 20, 2014, p. 517-533.

MORAIS, Joelson de Sousa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Sousa. Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e75612, 2021, p. 1- 20.

MOTTA, Thais da Costa; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa formação: uma opção teórico-metodológica de abordagem narrativa (auto) biográficas artes de dizer fazer dizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica, Salvador, v. 04, n.12 p. 1034-1049, set/dez, 2019.

NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida; LUVISON, Cidinéia da Costa. a narrativa como dispositivo de (auto)formação do professor que ensina matemática ao participar de um grupo colaborativo. Cadernos da Pedagogia, v. 17, n. 38, p. 156-170, maio-agosto/2023.

VERGNAUD, Gerard. A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Curitiba: Ed. da UFPR, 2014.

VERGNAUD, Gérard. A comprehensive theory of representation for mathematics education. The Journal of Mathematical Behavior, Elsevier Inc, Amsterdam, Holanda. Volume 17, Issue 2, 1998, p. 167-181. Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0364021399800573) Acesso em: 12/12/2021

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Finholdt Angelo Leite, V., Righi, D. A. da S. ., & da Silva, J. A. (2024). Situações-problema multiplicativas: um aprendizado de todos. Educação Matemática Em Revista, 29(82), 1-16. https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3475