Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em Matemática: proposição de formulário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2532

Palavras-chave:

Ensino de Matemática. , Pensamento Crítico em Matemática. , Programas de Formação Continuada.

Resumo

Este texto compõe uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Matemática (ProfMat) na Universidade Federal de Tocantins (UFT), polo de Arraias. Ainda em andamento, objetiva propor e validar um instrumento para diagnóstico de concepções de professores de Matemática sobre pensamento crítico e criativo. Trabalha-se na perspectiva formulada pelo Grupo Pi, Universidade de Brasília (UnB). Tais habilidades têm assumido posição estratégica por conta das mudanças no mercado de trabalho devido à automação e Inteligência Artificial. Ao término, esse instrumento permitirá o levantamento de dados para o desenvolvimento de programas de formação continuada. Esta etapa aqui apresentada foi bibliográfica de nível exploratório, no qual analisou-se artigos, anais de congressos e livros que versam sobre o tema. Os itens foram elaborados sob três questionamentos: Como se efetiva em ação? Como imaginam que pode ser estimulada? Quais as crenças e posicionamentos frente ao tema? O tema é incipiente e os itens elaborados podem contribuir também na preparação de expectativas de aprendizagem sobre o assunto.

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Biografia do Autor

Alcione Marques Fernandes, Universidade Federal do Tocantins, campus de Arraias

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Ciência dos Materiais, na área de concentração de Física da Matéria Condensada pela Unesp Ilha Solteira e Doutora em Educação pela UnB (2016). Professora do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias desde 2004. Atualmente é docente do curso de mestrado profissional em Matemática, Profmat do polo de Arraias. Coordena o curso de Licenciatura em Matemática EaD da UFT e o curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Desenvolve pesquisas na área de Etnomatemática, Modelagem Matemática, Criatividade em Matemática  e formação de professores.

Rodrigo Mota Marinho, Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes.

Professor da Educação Básica. Mestrado no Mestrado Profissional em Matemática na UFT, campus de Arraias.

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

Marques Fernandes, A., & Marinho, R. M. (2023). Concepções de professores sobre criatividade e pensamento crítico em Matemática: proposição de formulário. Educação Matemática Em Revista, 28(78), 102-112. https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.2532

Edição

Seção

Artigos