Situações-problema multiplicativas: um aprendizado de todos
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v29i82.3475Palavras-chave:
Pesquisa-formação, Multiplicação, Proporção simples, Anos Iniciais, NarrativasResumo
Este artigo compõe parte de pesquisa de pós-doutorado realizada com 11 professoras dos anos iniciais e quatro graduandas, em 15 encontros de pesquisa-formação, durante o primeiro semestre de 2023. Nesta produção, investigamos uma situação de multiplicação, de proporção simples, que foi narrada por uma das professoras participantes da pesquisa (Rosa). Para tal análise, nos apoiamos nos estudos de Josso e Bragança, para a discussão sobre pesquisa-formação, e nas investigações de Vergnaud, Magina, Merlini e Santos, para o debate acerca do Campo Conceitual Multiplicativo. Observamos que a produção de dados da pesquisa-formação, constituída de atividades do campo multiplicativo e de partilhas de práticas entre as participantes, mostrou grande potencial para o desenvolvimento profissional de Rosa, possibilitando que ela revisse suas concepções em relação ao ensino de Matemática, a ponto de arriscar-se a desafiar os alunos com situações-problema multiplicativas, não previstas nos livros e nem no currículo do 1º ano.
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