Ferramentas digitais: uma possibilidade educacional em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3326Palavras-chave:
Ferramentas Digitais, Ensino da Matemática, PandemiaResumo
O presente trabalho é um recorte da pesquisa de Mestrado em Educação desenvolvida na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, direcionada por uma pesquisa exploratória e descritiva. Definiu-se como objetivo identificar as ferramentas digitais disponíveis para a implementação do ensino remoto. Os dados construídos evidenciaram que o celular com acesso à internet foi um dispositivo utilizado com frequência nas práticas remotas; foi necessário que os professores buscassem conhecimentos acerca das possibilidades digitais para a Educação; o WhatsApp foi um dos meios mais utilizados para estabelecer a comunicação com os alunos. A pesquisa poderá oferecer subsídios que contemplem um período específico do Ensino da Matemática no município. Futuramente, discussões acerca da temática contemplada neste trabalho, desencadeando compreensões ampliadas em relação a essa conjuntura.
Downloads
Referências
Bezerra, D. D. S. (2013) Trabalho docente: elementos, concepções e tensões. In: Anais do V Encontro Nacional Estadual de Didática e Prática de Ensino (pp. 1-15). Goiânia, GO.
Bona, A. S; Lucchesi, I. L. & Fioreze, L. A. (2021). A potencialização de estratégias de ensino durante o perÃodo de pandemia do coronavÃrus. In: L. A. Fioreze & F. F. Halberstadt (Org.). Aprendizagens e Vivências no Ensino da Matemática em tempos de pandemia. (pp.163-206). Porto Alegre, RS: Editora Fi.
Carvalho, J. P. & Macêdo, J. A. (2020). Desenvolvimento de uma ferramenta educacional para o ensino de Geometria Plana. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, 4(2), 40-57.
Cunha, L. F. F.; Silva, A. S. & Silva, A. P. (2020). O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Com Censo, 7(2), 27-37.
Cunha, M. I. (2012). O Bom Professor e sua Prática. (24. ed.). Campinas, SP: Papirus.
Fioreze, L. A.; Halberstadt, F. F.; Bitencourt, A. L.; Brant, N. & Rambo, P. H. S. (2021). Educação matemática durante o ensino remoto emergencial: experiências docentes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. In: L. A. Fioreze. & F. F. Halberstadt (Org.). Aprendizagens e Vivências no Ensino da Matemática em tempos de pandemia. (pp. 15-78). Porto Alegre, RS: Editora Fi.
Garcia, C. M. (1999). Formação de professores: para uma mudança educativa (v. 2). Porto, Portugal: Porto Editora.
Gatti, B. A. (2020). PossÃvel reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, 34(100), 29-41.
Godoy, A. S. (1995). Introdução a pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63.
Macêdo, J. A.; Almeida, S. N. & Voelzke, M. R. (2016). Descrições de programas livres e gratuitos para o ensino da Matemática. Abakós, 4(2), 3-19.
Macêdo, J. A.; Nunes, T. C. S. & Voelzke, M. R. (2015). Objetos de aprendizagem no estudo de tópicos de matemática. Revista Tecnologias na Educação, 7(13), 1-10.
Macêdo, J. A.; Pedroso, L. S.; Voelzke, M. R. & Araújo, M. S. T. (2014). Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre as tecnologias de informação e comunicação apresentados no XIX simpósio nacional de ensino de fÃsica. Caderno Brasileiro de Ensino de FÃsica, 31(1), 167-197.
Moreira, J. A. M.; Henriques, S. & Barros, D. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, (34), 351-364.
Oliveira, A. M. & Oliveira, C. J. (2021). O Ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: sala de aula invertida e o uso das tecnologias digitais de informação. In: Anais do IX Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB (pp. 1-13). Volta Redonda, RJ.
Palú, J. (2020). A Crise do Capitalismo, a Pandemia e a Educação Pública Brasileira: Reflexões e Percepções. In: J. Palú; J. A. Schutz & L. Mayer. (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. (pp. 87-106). Cruz Alta, RS: Ilustração.
Rocha, F. S. M.; Loss, T.; Almeida, B. L. C.; Motta, M. S. & Kalinke, M. A. (2020). O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da Covid-19. Interacções, 16(55), 58-82.
Severino, A. J. (2007). Metodologia do Trabalho CientÃfico (23. ed.). São Paulo, SP: Cortez.
Tamayo, C. & Silva, M. T. (2020). Desafios e possibilidades para a Educação (Matemática) em tempos de “Covid-19†numa escola em crise. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática, 13(1), 29-48.
Tomé, D. F. (2021). O potencial do WhatsApp como ferramenta pedagógica: um aliado para o ensino de matemática em tempos de pandemia. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da ParaÃba. Patos, PB.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.